Marighella – Retrato falado do Guerrilheiro (2000)
Deputado constituinte de 46 e um dos principais dirigentes do Partido Comunista – cassado quando o partido foi posto na ilegalidade, Carlos Marighella foi um dos líderes da luta armada contra a ditadura militar no Brasil. Ainda no PC, em 1966, propôs o caminho da guerrilha e por isso foi expulso. Fundou a Ação Libertadora Nacional, primeiro movimento armado pós-64 do país.
O filme sobre a vida desta figura polêmica da recente História do Brasil contará a trajetória do professor Marighella, do deputado Marighella, do romântico Marighella. Mas, acima de tudo, contará a história do homem Marighella.
Othon Bastos …. Locução
Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.
Veja logo abaixo a equipe técnica de Marighella – Retrato falado do Guerrilheiro (2000) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:
Direção: Silvio Tendler
Roteiro: Silvio Tendler
Produção: Silvio Tendler
Montagem: Sueli Nascimento
Videografismo: Patricia Tebet
Assistência de Direção: Clarisse Mantuano e Silvio Arnaut
Composição, arranjos e direção musical: Eduardo Camenietzki
Interpretada por: Ithamara Koorax
Pesquisa: Antônio Fernandes e Clarisse Mantuano
Consultoria de Pesquisa: Vladimir Sachetta
Produção: Antônio Fernandes, Clarisse Mantuano, Silvio Arnaut, Terêncio Porto
Mixagem: Pedro Cintra
Imagens das entrevistas: Antônio Fernandes, Jonas Ramatis, Marcelo Garcia, Silvio Tendler e Silvio Arnaut
Co-Produção: TV Cultura
Livros:
BROOKEY, Marcia Paterman. História e Utopia: o cinema de Silvio Tendler. Rio de Janeiro: Multifoco, 2010.
TENDLER, Silvio. Quatro baianos porretas: Castro Alves, Milton Santos, Glauber Rocha e Carlos Marighella. Rio de Janeiro: Editora Garamond/ Editora PUC-Rio, 2011.