fbpx

Marighella – Retrato falado do Guerrilheiro (2000)

Sinopse

Deputado constituinte de 46 e um dos principais dirigentes do Partido Comunista – cassado quando o partido foi posto na ilegalidade, Carlos Marighella foi um dos líderes da luta armada contra a ditadura militar no Brasil. Ainda no PC, em 1966, propôs o caminho da guerrilha e por isso foi expulso. Fundou a Ação Libertadora Nacional, primeiro movimento armado pós-64 do país.

O filme sobre a vida desta figura polêmica da recente História do Brasil contará a trajetória do professor Marighella, do deputado Marighella, do romântico Marighella. Mas, acima de tudo, contará a história do homem Marighella.

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Marighella – Retrato falado do Guerrilheiro (2000) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Silvio Tendler
Roteiro: Silvio Tendler
Produção: Silvio Tendler
Montagem: Sueli Nascimento
Videografismo: Patricia Tebet
Assistência de Direção: Clarisse Mantuano e Silvio Arnaut
Composição, arranjos e direção musical: Eduardo Camenietzki
Interpretada por: Ithamara Koorax
Pesquisa: Antônio Fernandes e Clarisse Mantuano
Consultoria de Pesquisa: Vladimir Sachetta
Produção: Antônio Fernandes, Clarisse Mantuano, Silvio Arnaut, Terêncio Porto
Mixagem: Pedro Cintra
Imagens das entrevistas: Antônio Fernandes, Jonas Ramatis, Marcelo Garcia, Silvio Tendler e Silvio Arnaut
Co-Produção: TV Cultura

Bibliografia

Livros:

BROOKEY, Marcia Paterman. História e Utopia: o cinema de Silvio Tendler. Rio de Janeiro: Multifoco, 2010.

TENDLER, Silvio. Quatro baianos porretas: Castro Alves, Milton Santos, Glauber Rocha e Carlos Marighella. Rio de Janeiro: Editora Garamond/ Editora PUC-Rio, 2011.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.