fbpx

Marília Rocha

Biografia

Marília Rocha é uma cineasta, roteirista e diretora de fotografia brasileira nascida em Belo Horizonte (MG) em 1978. É mestre em Comunicação Social pela UFMG e uma das integrantes do núcleo Teia.

Desde 2003, é uma das integrantes do centro de pesquisa e produção audiovisual Teia, juntamente com Clarissa Campolina, Helvécio Marins Jr., Leonardo Barcelos, Pablo Lobato e Sérgio Borges. No grupo, os seis realizadores trabalham de forma colaborativa, combinando produções e pesquisas individuais com trabalhos que envolvem todo o centro e convidados de fora.

Seus primeiros filmes, Aboio (2005) e Acácio (2008), foram exibidos em festivais e mostras de cinema em diversos países, como MoMA – Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (EUA), É Tudo Verdade (Brasil), Festival de Roterdã (Holanda), Bafici (Argentiva), Festival de Guadalajara (México), Doclisboa (Portugal), entre outros.

Aboio (2005) recebeu o prêmio de Melhor Filme no festival É Tudo Verdade.

A Falta que Me Faz, seu terceiro longa-metragem, recebeu o prêmio de Melhor Filme no Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo.

Em 2011, Marília Rocha teve uma retrospectiva no festival Dockanema, em Moçambique, e foi homenageada no festival Visions du Réel, que dedicou uma mostra especial aos seus trabalhos, na Suíça.

Foi uma das fundadoras do Centro de Produção Teia, do qual participou durante 10 anos. É parceira de Clarissa Campolina e Luana Melgaço na produtora Anavilhana.

Filmografia

:: Filmografia como Diretora ::

2015 :: A cidade onde envelheço
2009 :: A Falta que Me Faz
2008 :: Acácio
2006 :: Descaminhos (co-dir.: Luiz Felipe Fernandes, Alexandre Baxter, João Flores, Maria de Fátima Augusto, Leandro HBL, Armando Mendz e Cristiano Abud e cofot. Luiz Felipe Fernandes, Alexandre Baxter, João Flores, Luicas Belcufine, Rose Portugal, Bruno Pacheco e Felipe Minicucci)
2005 :: Aboio
2001 :: Duralex Sedlex (codir. Luciana Tanure e Henrique Silveira)
2001 :: Cinco

:: Filmografia como Diretora de Fotografia ::

2008 :: Acácio (cofot. Clarissa Camponila)
2006 :: Descaminhos
2005 :: Aboio (cofot. Leandro HBL)
2001 :: Duralex Sedlex (CM)

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Dicionário de Fotógrafos do Cinema Brasileiro. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2011.

Internet:

www.mariliarocha.com

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

3 comentários sobre “Marília Rocha

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.