fbpx

Maritza Caneca, abc

Biografia

FOTO Maritza CanecaMaritza Caneca De Lamare, em arte mais conhecida como Maritza Caneca, é uma diretora de fotografia que iniciou sua carreira em 1986, como still, do longa Cinema Falado, de Caetano Veloso.

Dois anos após, em 1988, é assistente de câmera na produção internacional Luar Sobre Parador (Moon Over Parador), de Paul Mazursky, engrenando sua carreira.

Como operadora de câmera, ganha destaque e prestígio no meio cinematográfico, sendo sempre requisitada em inúmeros filmes como O Noviço Rebelde (1997), Xuxa Requebra (1999), Desmundo (2002) e fotografia da 2ª unidade em Zuzu Angel (2006), Os Desafinados (2008), Ó Paí, Ó (2009), etc.

Em 2003, assinou a fotografia de seu primeiro filme, o documentário curto Arquitetura Índio da Costa, direção de Sérgio Sá Leitão e, a partir de então, dedica-se a comerciais, curtas metragens, documentários, videoclipes e também segunda unidade de longas.

Filmografia

2006 :: Quintas Intenções (CM)
2006 :: Ella (CM)
2006 :: Até Quando (CM)
2006 :: Urna da Esperança (CM)
2004 :: O Grande Dia (CM)
2003 :: Arquitetura Índio da Costa (CM)

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antônio Leão da. Dicionário de Fotógrafos do Cinema Brasileiro. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2011.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/maritza-caneca/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.