fbpx

Marx Vamerlatti

Biografia

Marx Vamerlatti dos Santos, em arte mais conhecido como Marx Vamerlatti, é um cineasta e diretor de fotografia brasileiro nascido em Florianópolis (SC) em 06 de março de 1977. Bacharel de Comunicação Social, com habilitação em Cinema e Vídeo na Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Fez curso de extensão universitária em Cinema e Vídeo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), entre 1997 e 1999.

Estreou como Diretor de Fotografia no curta Claire de Lune, em 1999, direção de Marcelo Esteves e Leon Farhi. Seu filme seguinte, Zé Perry, no Campeche, em 2001, fotografado em parceria de Daniel Caldeira, conta a história da passagem do autor do romance O Pequeno Príncipe, Saint-Exupéry, na praia do Campeche.

A partir de então, dedicou-se quase que integralmente à fotografia, em curtas como As Diversas Mortes de Adélia (2003), A Mão do Macaco (2008), Memórias de Passagem (2010), etc.

Seu primeiro longa como diretor de fotografia é Olhar de Um Cineasta (2007), de Cesar Cavalcanti, sobre a trajetória do cineasta catarinense Marcos Farias.

De competência comprovada, é hoje dos mais requisitados fotógrafos de Santa Catarina, tendo vários de seus trabalhos produzidos pela RBS TV.

Filmografia

1999- Claire de Lune (M)
2000-Zé Perry, no Campeche (CM) (dir., fot.) (codir. Daniel Caldeira)
2001-Isto Nunca Aconteceu Comigo (CM); O Capitão Imaginário (MM)
2002-Miramar – Um Olhar Para o Mundo (CM); Sorria, Você Está Sendo Filmado (CM); Jesus (CM)
2003-Imigrantes Italianos (CM); A Chamada (CM) (dir., fot.); Codinome: Shirley (CM); Izaura (CM); As Diversas Mortes de Adélia (CM)
2004-Veludo & Cacos de Vidro (CM); Os Modernos do Sul (MM); Transmutação Para o Azul (M); A 13ª Costela (CM); O Petróleo É Nos-so (CM)
2005-Outra Memória; Mata.Céu.E Negros (CM); Luis Henrique Rosa – No Balanço do Mar (MM); Meu Lugar (CM); Caminhos do Divino (CM); O Mistério do Boi de Mamão (CM)
2006-Homens do Mar (CM); Vida de Cinema (CM); Remando no Tempo (CM); Fala Sério Galera (CM); Meyer Filho (CM); Jorge Lacerda (CM); Frank Graf e a Música Erudita em SC (MM); Deixa o Tempo (CM); Quem Disse Que Eu Estou Indo Pra Casa? (CM); Santa Cultura (MM); Lurdinha – A Vendedora de Ilusões (CM)
2007-Desilusão (CM); A Mão do Macaco (CM); Comunicações 1950 Anos em SC (CM); Histórias da Cerveja (CM); Aquário (CM); O Olhar de Um Cineasta; Michê (CM)
2008-À Luz de Scwanke (CM); Ângelo, o Coveiro (CM); Maestro Geyer (MM); Santa Catharina (MM); Se Eu Morresse Amanhã (CM); Blackouts – A Comédia do Sinistro (CM); Muamba
2009-Beijos de Arame Farpado (CM); Campeonato de Pescaria (CM); Cerveja Falada (CM); Sometimes (CM); Oito Doses de Conhaque (CM)
2010-Memórias de Passagem (CM); Ilha 70 (CM); A Galinha da Vizinha (CM); Amores Raros.

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Dicionário de Fotógrafos do Cinema Brasileiro. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2011.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. ///

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.