fbpx

Mateus Solano

Biografia

Mateus Solano Schenker Carneiro da Cunha, em arte mais conhecido como Mateus Solano, é um ator e dublador brasileiro nascido em Brasília (DF) no dia 20 de março de 1981.

Mateus tornou-se conhecido ao interpretar Ronaldo Bôscoli, na minisserie Maysa, de 2009, os gêmeos idênticos Miguel e Jorge, em Viver a Vida, em 2009, o político Mundinho Falcão no remake de Gabriela, em 2012, o antagonista Félix Khoury, em Amor à Vida, de 2013, Zé Bonitinho no remake da série Escolinha do Professor Raimundo em 2015 e o vilão Rubião em Liberdade Liberdade, novela das 23h de 2016.

Mateus nasceu em Brasília, mas no início da adolescência, já trabalhava em pequenos serviços. Buscando a sua independência pessoal e investindo na carreira de ator, mudou-se sozinho para Washington e depois para Lisboa. Após algum tempo, voltou a morar com sua mãe no Rio de Janeiro.

Mateus já possui anos de carreira baseada principalmente no teatro. Formado em Artes Cênicas na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Solano fez o Tablado e um estágio na prestigiada companhia francesa Théâtre du Soleil, levado por sua prima, Juliana. Nos palcos do Rio e São Paulo já atuou várias peças.

Ele também fez participações em séries como Sob Nova Direção, Faça Sua História e Casos e Acasos. Mas foi só como a sua participação na minissérie Maysa – Quando Fala o Coração, interpretando Ronaldo Bôscoli, que ganhou destaque. Depois da minissérie, entrou para o elenco da novela Viver a Vida, como os gêmeos Jorge e Miguel, que tinham personalidades muito diferentes. Também fez o filme Linha de Passe como Marcelo, de 2008. Além disso, trabalhou em propagandas para a operadora Oi e fez, em 2008, a série para celular Mateus, o Balconista, atualmente em exibição no canal pago Woohoo.

Participou, em 2011, de Morde & Assopra, de Walcyr Carrasco, como o cientista Ícaro. Fez, no mesmo ano, uma participação especial na série A Mulher Invisível. No ano seguinte, participou de um episódio de As Brasileiras, e pouco depois integrou o elenco principal de Gabriela como o político Mundinho Falcão.

Em 2013, interpretou o vilão Félix Khoury em Amor à Vida. Félix era o filho mais velho de César (Antônio Fagundes), o dono de um renomado hospital, e tinha como objetivo se tornar o único herdeiro da fortuna de seu pai, e para isso faria de tudo para tirar sua irmã adotiva Paloma (Paolla Oliveira) do caminho. Além disso, Félix ainda escondia ser homossexual e mantinha um casamento de aparências com a estilista Edith (Bárbara Paz).

Realizou o primeiro beijo entre um casal homossexual em uma telenovela da Rede Globo, juntamente com Thiago Fragoso. Final de ‘Amor à vida’ tem primeiro beijo gay em novela da Globo Participou da Nova Escolinha do Professor Raimundo, onde Bruno Mazzeo interpreta o Professor Raimundo personagem de Chico Anysio, Mateus fez o personagem Zé Bonitinho.

Em 2017, o ator vive o personagem Eric de Pega Pega, onde faz par romântico com a atriz Camila Queiroz. O casal de protagonistas da novela teve a sua atuação muito criticada pela falta de “química” em cena, e Mateus foi criticado por “repetir o personagem” Félix Khoury de Amor à Vida. Entrevistado, Mateus disse que “a química precisa de tempo para acontecer”.

É casado, desde 2008, com a atriz Paula Braun. Em 18 de outubro de 2010 nasceu a primeira filha do casal, Flora e em 1 de maio de 2015 nasceu o segundo filho do casal, Benjamin.

Mateus é primo das também atrizes Juliana e Gabriela Carneiro da Cunha.

Filmografia

:: Filmografia como Ator ::

2018 :: B.O.
2018 :: Crô em Família …. Félix Khoury
2017 :: Talvez uma História de Amor …. Virgílio
2017 :: Benzinho
2016 :: Em Nome da Lei …. Vitor
2014 :: O Menino no espelho …. Domingos
2014 :: Confia em Mim …. Caio
2011 :: A Novela das Oito …. João Paulo
2009 :: Vida de Balconista …. Mateus
2008 :: Maridos, Amantes e Pisantes …. Amante (CM)
2008 :: Alice …. Sergio (CM)
2008 :: Linha de Passe …. Marcelo
2004 :: O Primeiro Grito (CM)

:: Filmografia como Dublador ::

2018 :: Tito e os Pássaros

:: Filmografia como Ele Mesmo ::

2017 :: Os 8 Magnificos

Bibliografia

Livros:

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Mateus Solano. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/mateus-solano/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]