fbpx

Maurício Squarisi

Biografia

Maurício Squarisi Roque, em arte mais conhecido como Maurício Squarisi, é um cineasta diretor de fotografia, realizador de Filmes de Animação, orientador de Oficinas de Animação, cartunista e Artista Gráfico brasileiro nascido em Campinas (SP) em 22 de setembro de 1958. Graduou-se em publicidade na Escola Batista de Campinas, em 1979. Realizou curso de especialização no National Film Board of Canada e workshops no MIS, em São Paulo, com cinecursos de Animação e no Rio de Janeiro, no Parque Lage e no Rio Animatoon (ministrado por André Leduc, do NFB).

De 1979 a 1986 trabalha em diversas gráficas e editoras e como freelancer para Slogan Publicidade, Jornal de Domingo, Revista Premiére, ILLA Instituto de Idiomas, Gráfica Corcovado, Colégio Coração de Jesus e vários outros clientes diretos.

Em 1980, fundou, juntamente com Wilson Lazaretti, o Núcleo de Animação de Campinas, especializado no desenvolvimento de oficinas de cinema de animação, com realização de filmes, com crianças. Nestas oficinas o grupo de crianças é o autor do filme. Desenvolvem a criação, roteiro, grafismo e animação sob orientação dos diretores do Núcleo. Em 1982 dirige seu primeiro filme de animação, o curta Rotina.

Em 1995, recebeu seus primeiros prêmios, pelo curta Molecagem, nos festivais da Bahia, Ceará e Venezuela. Publica a série Nego da Sanfona (2000/2003), a cartilha em HQ Conhecendo o Legislativo (2005), produzida sob encomenda para a Câmara de Vereadores de Valinhos-SP, e a cartilha em HQ Gaby e Wesley Descobrindo a Rede de Proteção Social (2008).

Em 2008 é sócio/fundador da Squarisi & Russo Desenhos Animados, com o nome fantasia de Tupi Desenhos Animados. Juntamente com seu sócio Wilson Lazaretti, realiza dezenas de filmes de animação, assim como inúmeras oficinas, nas quais forma e capacita jovens para a nova profissão.

Filmografia

Filmografia: 1982 – Rotina (CM) (dir, fot); 1983 – Gol (CM) (dir, fot); 1985 – Antartica (CM) (dir, fot) (codir e cofot. Wilson Lazaretti e Wilson Limongelli Jr.); 1987 – A Cidade (cofot. Wilson Lazaretti); 1988 – Animando o Pantanal (dir, fot) (codir e cofot. Wilson Lazaretti e crianças pantaneiras de Poconé, MT); No Céu Como Na Terra (CM) (dir, fot); O Pão de Cada Dia (CM) (dir, fot); 1994 – Molecagem (CM) (dir, fot); 1995 – Molecagem, Brincadeiras de Rua (MM) (dir, fot); 1997 – Nhô-Tonico (CM) (dir, fot); 1998 – Banda Centenária (CM) (dir, fot); 2000 – 1500 (CM) (dir, fot); 2001 – Bom Dia (CM) (dir, fot); 2004 – BR-365 (CM) (dir, fot) (codir. e cofot. Wilson Lazaretti); 2008 – Céllo (CM) (dir, fot); O Burrico e o Bem-Te-Vi (CM) (dir, fot); 2009 – Ipê (CM) (dir, fot); Os Hai-Kais do Príncipe (CM) (dir, fot).

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Dicionário de Fotógrafos do Cinema Brasileiro. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2011.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Um comentário em “Maurício Squarisi

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.