fbpx

Mauro Giuntini

Biografia

Mauro Giuntini é um cineasta brasileiro. É graduado em Comunicação Social pela Universidade de Brasília (UnB) e Mestre em Cinema e Vídeo pela School of the Art Institute of Chicago. É realizador da primeira geração de Brasília.

Fez sua estréia em longa-metragem em 2007 com Simples Mortais, com patrocínio do Programa Petrobras Cultural – prêmios de Melhor Ator (Chico Sant’Anna) e Melhor Ator Coadjuvante (Eduardo Moraes) no 12º Cine-PE, Festival Audiovisual do Recife (mai/2008) e Melhor Filme pelo Júri Popular no 16º CINESUL – Festival Ibero-americano de Cinema (RJ, jun/2009).

Diretor dos premiados curtas ficionais O Perfumado (Melhor Fotografia no 35º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, 2002) e O Jardineiro do Tempo (Melhor trilha sonora no 6º Festival de Cinema de Recife, 2002) e do aclamado documental sobre os sem-terra Por Longos Dias (Prêmio Especial do Juri no 27º Festival de Gramado do Cinema Latino e Brasileiro – 1999). Esse documentário recebeu prêmios em vários festivais no Brasil (Melhor Filme no Festival de Curitiba 99), foi selecionado em mais de 20 festivais internacionais (Clermont-Ferrand, Trieste, Siena, Munique e Berlim) e exibido em televisões do Brasil, Portugal e Austrália.

Vídeo artista bastante ativo na década de 90 quando realizou repertório experimental composto por Féssoas (Melhor Vídeo, 13ª Jornada de Cinema e Vídeo no Maranhão, 1991), Brasiconoscópio (8th Fotoptica International Video Festival, 1990) e Speaking Alone (10º Videobrasil: Festival Internacional de Arte Eletrônica, 1994).

Produtor executivo da Plateau Filmes, desenvolve os projetos Plutão em Trânsito e Sem ter Porquê em parceria com a roteirista Lu Teixeira.

Foi professor de audiovisual da Universidade Católica de Brasília (2000-2009) e desde 2010 leciona na Universidade de Brasília (UnB).

Filmografia

2007 :: Simples Mortais
2002 :: O Perfumado
2001 :: O Jardineiro do Tempo
1998 :: Por longos Dias
1994 :: Speaking Alone
1991 :: Féssoas
1990 :: Brasiconoscópio

Bibliografia

Internet:

FILME SIMPLES MORTAIS. Disponível no endereço: http://www.filmesimplesmortais.com.br. Acesso em: 16 de nov. de 2011.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.