fbpx

Mazzaropi (2013)

Sinopse

Filme sobre o ator, cantor, produtor e cineasta Amácio Mazzaropi, mito supremo do cinema rural no Brasil, com uma carreira de 32 produções. A vida e a obra de Amácio Mazzaropi. Tido como o maior cômico do cinema brasileiro, ele foi o único artista que conseguiu ficar milionário fazendo cinema no Brasil, e transformou em realidade o sonho da indústria cinematográfica nacional com produções populares que foram fenômeno de público por mais de três décadas.

Em sua primeira incursão nos telões, o crítico de cinema Celso Sabadin entrevistou 25 pessoas ao longo de três anos de trabalho, como a saudosa Hebe Camargo, Agnaldo Rayol, Ary Toledo, Marly Marley e Ewerton de Castro.

O filme mostra como Mazzaropi conseguia driblar a crise econômica do ramo e ele mesmo produzir, dirigir e distribuir país agora. Segundo o já finado cineasta Gustavo Dahl, Mazzaropi foi visionário. Ele foi o primeiro produtor e diretor no Brasil a fiscalizar pessoalmente o andamento de seus filmes no circuito, disse Celso Sabadin.

Dentre as curiosidades do longa, muitos entrevistados afirmam a homossexualidade de Mazzaropi. Todos falam que ele era assumido e lidava bem com sua opção. Ele só não alardeava sua preferência porque seu público de interior era conservador e poderia rejeitá-lo, conta o diretor.

O documentário Mazzaropi, dirigido por Celso Sabadin, foi selecionado para a 4ª edição do FESTin, que aconteceu em Lisboa, Portugal. O filme participou da mostra Maratona de Documentários, um novo espaço aberto do evento.

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Mazzaropi (2013) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Celso Sabadin
Roteiro: Celso Sabadin
Produção: Paulo Duarte
Produção Executiva: Paulo Duarte e Edu Felistoque
Direção de Produção: Thiago Maia
Produção de Campo: Victoria Mazzia e Jerônimo Vilhena
Pesquisa e Produção de Depoentes: Carolina Bressane
Apoio à Produção: Clayton Dantas, Gabriel Felistoque e Denise Marques Castelhano
Direção de Fotografia: Duda Catenacci, Eraldo Menezes e David Barkan
Montagem: Guga Pera, Merina Franzoline, Thata Zanoni, Paulo Duarte e Paulo Domingues
Música: Renato Teixeira
Trilha Sonora Original: Renato Teixeira e Grupo Paranga
Empresa Produtora: Reza Brava Filmes
Empresas Produtoras Associadas: Planeta Tela | Felistoque Filmes
Empresa CoProdutora: Reza Brava Filmes
Empresa Distribuidora: Imagem Filmes
Apoio: Museu Mazzaropi
Apoio Cultural: Locall

Bibliografia

Internet:

REZA BRAVA FILMES. http://rezabravafilmes.com.br/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Um comentário em “Mazzaropi (2013)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.