fbpx

Meu Amigo Fela (2018)

Revolucionário, visionário, gênio, guerrilheiro, pan-africanista, pop star. São muitos adjetivos que podemos aplicar a Olufela Olusegun Oludotun Ransome-Kuti, ou simplesmente Fela Kuti.

Multi-instrumentista nigeriano, Fela foi um dos pioneiros do afrobeat, além de ter sido ativista político e defensor dos direitos humanos.

Em Meu Amigo Fela, o diretor brasileiro Joel Zito Araújo vai a Nova York entrevistar o africano-cubano Carlos Moore, amigo íntimo e biógrafo oficial de Fela, com o objetivo de tentar entender o homem que viveu atrás do mito de excêntrico ídolo pop africano do gueto.

No filme acompanhamos a complexidade da vida de Fela, desvendada através dos olhos e conversas de seu amigo íntimo e biógrafo oficial, o africano-cubano Carlos Moore.

Nascido na Nigéria em outubro de 1938, Fela estudou música em Londres. Faleceu em agosto de 1997 em decorrência de uma complicação devido ao vírus HIV.

Nos últimos meses o documentário foi selecionado para o Festival Internacional de Cinema de Rotterdam (IFFR) e para a mostra competitiva do Festival Pan Africano de Burkina Faso (Fespaco).

Fela Kuti

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Meu Amigo Fela (2018) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Joel Zito Araújo
Roteiro: Joel Zito Araújo
Produção: Joel Zito Araújo e Luiza Botelho Almeida
Fotografia: Cleumo Segond
Montadora: Isabel Castro
Empresa Produtora: Casa de Criação Cinema e Artes
Distribuidora: O2 Play

Brasil | Documentário | cor | 98 min. | 2018

Livros:

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Meu Amigo Fela. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/meu-amigo-fela/
IN-EDIT BRASIL 2019. http://www.in-edit-brasil.com/Meu-Amigo-Fela-film.html?pelId=866&edId=63

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Um comentário em “Meu Amigo Fela (2018)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.