fbpx

Meu Tio e o Joelho de Porco (2018)

Trailer

Sinopse

Com a reencarnação, em stop-motion, de seu tio como copiloto, Rafael Terpins empreende uma viagem para a São Paulo dos anos 70 para reviver a história da épica bando paulista Joelho de Porco, pioneira do rock brasileiro que era punk por que não tinha outro nome para dar pra coisa.

Para isso, o diretor e roteirista embarca em um surrado Landau azul e constrói a narrativa do filme, cruzando a cidade de São Paulo colhendo verdades e mentiras sobre o conjunto de seu tio Tico Terpins, o legendário líder do proto-punk-satírico Joelho de Porco.

Terpins compõe um réquiem sincero para seu tio Tico, o eterno piadista. O filme se esquiva das artimanhas usuais do rockumental e evita impor o mito do gênio roqueiro, pelo contrário, invoca a pessoa e exibe todas suas virtudes e contradições, sem cair no melodrama nem em grandiloquências, com a sensibilidade e o frescor de uma criança que desenha esse tio que aparece na TV e tanto admira.

Elenco

Ricardo Petraglia
Próspero Albanese
Julio Calasso
Zé Rodrix
Netinho
Jorge Pagura
Cida Moreira
Jane Guper
Ivo Barreto
Tico Terpins

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Meu Tio e o Joelho de Porco (2018) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Rafael Terpins
Roteiro: Rafael Terpins
Produção: Rafael Terpins e Alan Terpins
Direção de Fotografia: Humberto Bassanelli
Direção de Arte: Rafael Terpins
Figurino: Rafael Terpins
Montagem: Caio Rodriguez
Animação: Estúdio Térreo
Edição de Som: Pedro Cortez
Trilha Sonora: André Abujamra

Bibliografia

Livros:

Internet:

CINE-PE. Meu Tio e o Joelho de Porco. Disponível no endereço: http://www.festivalcinepe.com.br/project/meu-tio-e-o-joelho-de-porco/
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Meu Tio e o Joelho de Porco. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/meu-tio-e-o-joelho-de-porco/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.