fbpx

Migliaccio – O Brasileiro em Cena

Documentário sobre o Flávio Migliaccio, ator que participou dos principais movimentos culturais brasileiros do século XX tanto em teatro (CPC e Teatro de Arena), como no cinema (Cinema Novo e pornochanchadas) e na televisão (com novelas e seriados que marcaram época, como Tio Maneco, Shazam e Xerife, e Tapas e Beijos).

O documentário Migliaccio – O Brasileiro em Cena acompanha a trajetória de quem arrisca pela arte, seja na direção, texto, cenário e até figurino. O Troféu Oscarito entregue a Flávio no Festival de Gramado de 2014 coroa uma carreira enredada por múltiplos fios. Sendo Migliaccio praticante de diferentes expressões artísticas – do cinema e teatro à literatura e o desenho – o documentário criará intervenções visuais variadas para encadear a narrativa além das entrevistas e imagens de arquivo, como um teatro de sombras para representar a infância humilde do artista; e as charges que desenha para retratar seus questionamentos existenciais em seu sítio em Rio Bonito, Rio de Janeiro. Imagens e histórias que têm como objetivo mostrar uma vida profissional e pessoal permeada por possibilidades e atitudes, tantos artísticas quanto políticas.

Filme-homenagem ao seu talento como uma verdadeira revisão desses movimentos que tiveram uma importância transformadora na cultura nacional e que até hoje ecoam no imaginário da população brasileira. Com uma obra que atinge do público mais politizado ao mais popular e tem como bandeira, sobretudo em seu trabalho como produtor (Tio Maneco, no Cinema e TV), a não violência e a ecologia seu público atravessa gerações. Flávio Migliaccio é um ator reconhecido por crianças, pelos pais e pelos avós.

Elenco

Flávio Migliaccio

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Migliaccio – O Brasileiro em Cena que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Alexandre Rocha, Marcelo Pedrazzi e João Mariano (Tuco)
Empresa Produtora: Afinal Filmes
Coprodução: Canal Brasil
Distribuição: Bretz Filmes

Brasil | Documentário | pb/cor | min. | 2021

Bibliografia

Livros:

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Migliaccio – O Brasileiro em Cena. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/migliaccio-o-brasileiro-em-cena/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.