fbpx

Mina Nercessian

Biografia

Mina Olivera, em arte também conhecida como Mina Nercessian, é uma atriz, roteirista e dubladora brasileira nascida no Rio de Janeiro no dia 31 de janeiro de 1980. É filha do cineasta Xavier de Oliveira e sobrinha de Denoy de Oliveira e do ator Stepan Nercessian.

Cidadã do mundo, radicada em Los Angeles, Mina é fluente em inglês, francês, espanhol e português. Nascida no Rio de Janeiro, costumava viajar com a mãe nos negócios das Nações Unidas, passando anos na Suíça, quando criança, e El Salvador, já na adolescência.

Com uma paixão pela arte ao longo da vida, Mina esteve envolvida no teatro a maior parte de sua vida, estrelando sua primeira peça profissional quando tinha apenas 14 anos de idade. Estudou Arte Dramática na UCLA, reconhecida como uma das mais importantes e concorridas escolas americanas de teatro, cinema e televisão. E nela formou-se, com louvor. A partir daí, passou a fazer da América o espaço promissor para sua carreira de atriz.

Na televisão, fez seriados como Las Vegas, Freddie e Reno 911, programa de êxito, tendo participado de três temporadas, com grande visibilidade.

No cinema, sua atuação no filme Dark Amazon, lhe deu o prêmio Most Pormissing Actress no Los Angeles Brazilian Film Festival. Também protagonizou no filme Cry Now que teve sucesso de crítica nos festivais Americanos.

Em papeis menores, Mina teve a oportunidade de contracenar com prestigiados atores, como Kevin Spacey, no filme Shrink e com a atriz Nicole Kidman e Will Farrell, em Bewitched, filme no Brasil visto como A Feiticeira.

No teatro, Mina Olivera escreveu e interpretou o monólogo de grande sucesso de bilheteria LOL! Latina on the Loose! que lhe deu o premio Brazilian Press Award e Straw Award como melhor peça de teatro de 2011. Mina teve a chance de percorrer cidades americanas, com sucesso e reconhecimento da crítica.

Após a repercussão de seu texto e estimulada a escrever, Mina passou a estudar a técnica de roteiro com o prestigiado Robert Mckee, além de fazer um curso profissionalizante de roteiro na UCLA Extention com a roteirista, nomeada ao Oscar, Kim Krizan.

Seu último trabalho foi como protagonista do filme de sua autoria Solteira Quase Surtando, filme co-produzido pela MGM e que lançará no Brasil e nos Estados Unidos em 2018.

Filmografia

:: Filmografia como Atriz ::

2018 :: Solteira Quase Surtando …. Beatriz Ferreira
2014 :: Dark Amazon …. Mina
2014 :: Cry now …. Sofia
2011 :: A Vidente …. Carmen
20 :: Shrink
2005 :: Bewitched (A Feiticeira)

:: Filmografia como Roteirista ::

2018 :: Solteira Quase Surtando

:: Filmografia como Dubladora ::

2014 :: Rio 2
2011 :: Rio

Bibliografia

Livros:

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Mina Nercessian. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/mina-nercessian/
MILA OLIVERA – SITE OFICIAL. Disponível no endereço: http://www.minaolivera.com/
MONTENEGRO TALENT. Mina Nercessian. Disponível no endereço: https://montenegrotalents.com.br/talentos/mina-nercessian/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

Um comentário em “Mina Nercessian

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.