fbpx

Minas Cinema – Muriaé – MG

Histórico

FOTO Minas Cinema - MuriaeO Minas Cinema foi uma sala cinematográfica localizada na Praça João Pinheiro, na cidade Muriaé (MG). Funcionou entre os anos de 1920 e 1940. Foi construído por Affonso Canêdo e administrado por seu filho, José Canêdo, tendo como bilheteira sua futura esposa Ely Catta Preta Canêdo.

No cinema eram exibidos os filmes ainda em preto e branco com sessões regulares noturnas além da Sessão da Tarde, com seriados, geralmente dos gêneros de ação e faroeste, que faziam alegria da garotada da época.

No Minas Cinema apresentavam-se também as companhias de teatro itinerante, que permaneciam dois ou três dias em cada cidade por onde passavam.

Em uma época sem televisão, o cinema era praticamente a única diversão das cidades do interior. Assim, o Minas Cinema tornou-se o ponto de encontro de amigos namorados e de toda sociedade daquele início do século XX.

Hoje, em seu mesmo lugar, foi construido novo prédio, onde funciona o empreendimento Espaço Comrcial Minas Cinema.

Bibliografia

Internet:

BLOG. http://embelisariomg.blogspot.com.br/2017/10/o-que-tem-em-muriae.html
FUNDARTE – FUNDAÇÃO DE CULTURA E ARTES DE MURIAÉ. http://www.fundartemuriae.com.br/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.