fbpx

Modelo 19 (1952)

Sinopse

Cinco imigrantes europeus (uma francesa, um italiano, um alemão, um polonês e um romeno) fogem do continente destruído pela Segunda Guerra Mundial para reconstruir a vida no Brasil. No navio, eles fazem amizade, se desentendem, enfrentam a viagem e traçam seus sonhos, tudo caminhando para um desfecho surpreendente da vida de cada um. A carteira modelo 19 é o documento que faz parte desses sonhos, pois implica viver legalmente no Brasil.

Modelo 19 é um filme brasileiro de 1952 dirigido por Armando Couto, com roteiro de Millôr Fernandes e Mário Civelli, baseado no conto Oggi il cielo è azurro, de Hugo Chiarelli. A trilha sonora foi composta por Francisco Mignone.

Elenco

Ilka Soares
Miro Cerni
Luigi Picchi
Waldemar Seyssel
José Mauro de Vasconcelos
Jaime Barcellos
Alice Miranda
Arnaldo Figueiredo
Carlos Cotrim

Sérgio Britto
Mário Civelli
Armando Couto
Elísio de Albuquerque

Lima Duarte
Caetano Gherardi
Raul Santos
Flávio Torres

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Modelo 19 que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Armando Couto
Roteiro: Mário Civelli e Millôr Fernandes
Trilha Sonora: Francisco Mignone

Bibliografia

Fontes de Referência

Internet:

CINEMATECA BRASILEIRA. http://www.cinemateca.org.br/ – Cinemateca Brasileira – Brasil

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

2 comentários sobre “Modelo 19 (1952)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.