fbpx

Monique Alves (1962-1994)

Biografia

Monique Alves foi uma atriz brasileira nascida no Rio de Janeiro (RJ) no dia 07 de agosto de 1962.

Começou sua carreira na televisão, participando de novelas e minisséries como Sétimo Sentido (1982), Pão Pão, Beijo Beijo (1983), Partido Alto (1984), A Máfia no Brasil (1984), Pacto de Sangue (1989) e Meu Bem, Meu Mal (1990), como Luciana.

Estreou no cinema em 1982, no filme As Aventuras de um Paraíba.

Foi casada com o ator Denis Carvalho, com quem tem uma filha, Tainá, nascida em 1981.

Com raro talento, força e muita beleza, Monique Alves ficou sabendo que tem leucemia e luta com todas as suas forças para viver, chegando a fazer transplante de medula óssea, o que lhe dá pequena sobrevida.

Infelizmente, sua carreira é brutalmente interrompida, ao morrer em 29 de setembro de 1994, aos 32 anos de idade, no Rio de Janeiro.

Em 1997, sua mãe, Alcina Alves, com a ajuda de Regiana Antonini, escreveu o livro Monique Alves: A Favor da Vida. Trata-se de um relato da própria Monique, que havia escrito um diário com o registro de sua luta contra a doença — complementado pelo relato de sua mãe e por depoimentos de vários amigos. O livro foi publicado pela Bertrand Brasil e já se encontra fora de catálogo.

Filmografia

1986 – Rockmania
1984 – Amenic – Entre o Discurso e a Prática
1982 – As Aventuras de um Paraíba

Bibliografia

Livros:

ALVES, Alcina; ANTONINI, Regiana Antonini. Monique Alves: A Favor da Vida. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997.
SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Monique Alves. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/monique-alves/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Um comentário em “Monique Alves (1962-1994)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.