fbpx

Movedoll

Empresa

Localizada na rua Conde de Irajá, nº 571, casa, no bairro do Botafogo, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), a Movedoll Cinematográfica iniciou suas atividades no ano de 1957, fundada e dirigida pelo cineasta húngaro Francesco Lakiházy, que trazia larga experiência técnica adquirida nos estúdios da ‘CineCitá’, Itália.

Nas décadas de 1960 e 1970, além da contínua prestação de serviços para o cinema brasileiro, também produzia comerciais, possuindo – dentro de suas dependências – estúdios de filmagem, estúdios de gravação de som, mini-laboratório para revelação e copiagem, sala de projeção 16mm e 35mm, e um departamento gráfico com um setor específico de animação.

A partir de 1985, já sob a direção de Ronald Palatnik, iniciou um processo de renovação de equipamentos, e desde então – entre aberturas, vinhetas, filmagem de créditos, trucagem ótica, transfers e masterização digital – já participou da realização de mais de 900 filmes nacionais, entre curtas, médias e longas metragens.

Atualmente, a Movedoll mantém sua ênfase na Criação Gráfica de créditos para produtos audiovisuais – Title Design, e no encodamento DCP (Digital Cinema Package) encode.

Bibliografia

Livros:

Internet:

MOVEDOLL. Disponível no endereço: http://www.movedoll.com.br/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

2 comentários sobre “Movedoll

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.