fbpx

Mulheres do Brasil (2006)

Trailer

Sinopse

O filme conta a história de cinco mulheres, que vivem em diferentes cidades do Brasil. Telma (Roberta Rodrigues) é uma porta-bandeira, que enfrenta os problemas do cotidiano para manter a tradição familiar e, assim como a avó e a mãe, conquistar o prêmio máximo no Carnaval do Rio de Janeiro.

Laura (Bete Coelho) é uma mulher que, aos 45 anos, precisa enfrentar as dificuldades de retornar ao competitivo mercado de trabalho de São Paulo, após o fim de seu casamento. Esmeralda (Camila Pitanga) é uma mulher do interior da Bahia que, desde criança, segue a fé cristã mas apresenta fortes traços de personalidade e dubiedade de um anjo-demônio. Ana (Luana Carvalho) é uma jovem universitária de Maceió que, após conhecer um casal formado por uma rendeira e um pescador, revê seus valores de vida. Já Martileide (Carla Daniel) é uma garçonete de Curitiba que, inconformada com a vida que leva em um bairro pobre, redescobre a esperança através da voz de um locutor de rádio.

Mulheres do Brasil é o primeiro longa da cineasta Malu De Martino. Antes, ela tinha dirigido os médias-metragens Ismael e Adalgisa e Sexualidades.

O filme reúne histórias de escritoras brasileiras situadas em diferentes regiões do Brasil: Maceió, Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo e Bom Jesus da Lapa. Assim, o longa é dividido em cinco episódios, compostos de estórias de Malu de Martino (episódio “Telma”), Ledusha Spinardi (episódio “Laura”), Aninha Franco (episódio “Esmeralda”), Maria Helena Weber (episódio “Martileide”), Lúcia Guiomar Teixeira e Babe Lavenère (episódio “Ana”).

No elenco, Mulheres do Brasil conta com grande elenco, como Camila Pitanga, Dira Paes, Deborah Evelyn, Carla Daniel, Ana Beatriz Nogueira, Bete Coelho, Luciano Szafir, Tuca Andrada e Roberta Rodrigues.

Elenco

Camila Pitanga …. Esmeralda
Deborah Evelyn (Rita)
Carla Daniel (Martileide)
Bete Coelho (Laura)
Roberta Rodrigues (Telma)
Dira Paes (Júlia)
Luana Carvalho (Ana)
Luciano Szafir (Murilo)
Tuca Andrada (Greg)
Dalton Vigh (Bernardo)
Ana Beatriz Nogueira (Mãe de Ana)
Mário Schoemberger (Rubão)
Emiliano Queiroz (Seu Nicolau)
Léa Garcia …. Eunice
Thaís Garayp (Arminda)
Magdale Alves (Dalvina)
Gideon Rosa (Arthur)
Stepan Nercessian …. Olavinho
Marília Medina (Marli)
Lucci Ferreira (Zeca)

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Mulheres do Brasil (2006) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Malu De Martino
Roteiro: Douglas Dwight e Melanie Dimantas
Co-roteirista: Luíza Leite e Daniel Guimarães
Produção: Elisa Tolomelli
Fotografia: Heloísa Passos
Direção de arte: Sérgio Silveira e Beli Araújo
Desenho de produção: Lana Patrícia e Fábio Silveira
Figurino: Inês Salgado
Edição: Marta Luz
Empresa Produtora: EH! Filmes
Distribuição: PlayArte

Brasil | Drama | cor | 113 min. | 2006

Bibliografia

Livros:

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Mulheres do Brasil. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/mulheres-do-brasil/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

5 comentários sobre “Mulheres do Brasil (2006)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.