Mundo Invisível (2012)
Longa-metragem que apresenta distintas percepções sobre a invisibilidade no mundo contemporâneo.
Concebido por Leon Cakoff e Renata Almeida, a partir de uma ideia original do jornalista e apresentador de televisão Serginho Groisman, importantes realizadores mundiais participam do filme com seus olhares, apresentados em diferentes segmentos realizados por doze dos maiores cineastas do mundo a convite da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
Com produção de Leon Cakoff, Renata Almeida, Caio Gullane, Fabiano Gullane, Débora Ivanov e Gabriel Lacerda, a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e a Gullane, em coprodução da HBO Latin America Originals, realizaram o projeto de Mundo Invisível.
O filme possui 11 curtas-metragens, cada qual dirigido por um cineasta convidado: CÉU INFERIOR, direção de Theo Angelopoulos; GATO COLORIDO, direção de Guy Maddin; TEKOHA, direção de Marco Bechis; DO VISÍVEL AO INVISÍVEL, direção de Manoel de Oliveira; O SER TRANSPARENTE, direção de Laís Bodanzky; FÁBULA – POSOLINI EM HELIÓPOLIS, direção de Gian Vittorio Baldi; AS AVENTURAS DO HOMEM INVISÍVEL, direção de Maria de Medeiros; KREUKU, direção de Beto Brant e Cisco Vasquez; TRIBUTO AO PÚBLICO DE CINEMA, direção de Jerzy Stuhr; VER OU NÃO VER direção de Wim Wenders; YEREVAN – O VISÍVEL, direção de Atom Egoyan.
Em 2012, Mundo Invisível foi exibido na 36ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e no Festival de Roma 2012.
Lee Thalor
Cássia Kis Magro
Monja Coen
Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.
Veja logo abaixo a equipe técnica de Mundo Invisível (2012) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:
Direção: Wim Wenders, Atom Egoyan, Manoel de Oliveira, Jerzy Stuhr, Guy Maddin, Gian Vittorio Baldi, Marco Bechis, Maria de Medeiros, Theo Angelopoulos, Laís Bodanzky, Beto Brant e Cisco Vasques
Direção Geral: Leon Cakoff e Renata Almeida
Produção: Leon Cakoff, Renata Almeida, Caio Gullane, Fabiano Gullane, Débora Ivanov e Gabriel Lacerda
Direção de Fotografia: Carlos Baliú
Montagem: Daniel Rezende
Música: André Abujamra
Empresas Produtoras: Mostra Internacional de Cinema de São Paulo | Gullane
Coprodução: HBO Latin America Originals
Participação na Produção: Oficinas Querô
Distribuição: Imovision
Livros:
Internet:
BURITI FILMES. Mundo Invisível. Disponível no endereço: http://www.buritifilmes.com.br/filmes.php?cat=filme&mostra_filme=12
FACEBOOK. Mundo Invisível. Disponível no endereço: https://www.facebook.com/mundoinvisivelfilme
GULLANE. Mundo Invisível. Disponível no endereço: http://www.gullane.com.br/projetos/mundo-invisivel/
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Mundo Invisível. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/