fbpx

Na boca do mundo (1978)

Sinopse

Antônio (Antonio Pitanga) ama Terezinha (Sibele Rúbia) e seu objetivo é deixar Atafona, pequena cidade de pescadores, que não oferece maiores perspectivas de vida. Antônio trabalha em um posto de gasolina, enquanto Terezinha passa os seus dias vendendo caranguejos aos poucos turistas que aparecem. É quando chega Clarisse (Norma Bengell), mulher rica da cidade grande. Ao conhecer Antônio, pouco a pouco Clarisse vai se interessando por aquele homem pobre e rude. O romance que começa a surgir entre os dois não abala Terezinha, que o vê como a grande chance de abandonar a vila e realizar seus planos de ascensão social. Para isso, estimula os encontros dos dois, sugerindo a Antônio que engravide Clarisse.

Em 1978, Antonio Pitanga fez sua estréia como diretor de cinema em Na Boca do Mundo. O filme tem no elenco talentos como Milton Gonçalves, Maurício Gonçalves, Norma Bengell e até do próprio diretor.

O filme de Antonio Pitanga, baseado no romance homônimo escrito por Carlos Diegues e Antonio Pitanga, o filme conta a história de um rico socialite do Rio de Janeiro que decide tirar da favela um garoto pobre e negro para ser seu ajudante. O que poderia ser uma história de Cinderela se transforma numa tragédia.

O cartaz foi produzido por Ziraldo.

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Na boca do mundo que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Antonio Pitanga
Roteiro: Leopoldo Serran
Direção de Fotografia: Fernando Duarte
Montagem: Sérgio Sanz
Direção de Arte: Regis Monteiro
Música: Jorge Ben
PRODUÇÃO: Antonio Pitanga
Co-Produção: Carlos Alberto Simas
COMPANHIA PRODUTORA: Lente Filmes | Embrafilme
PRODUTOR ASSOCIADO: Antônio Cézar Elias
DISTRIBUIÇÃO: Embrafilme

Bibliografia

Links de Referência

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.