fbpx

Narciso em Férias (2020)

Sinopse

Filme documental sobre a prisão de Caetano Veloso em 1968. O artista relembra sua prisão na Ditadura Militar, quando ele e Gilberto Gil foram retirados de suas casas e presos sem nenhuma explicação. Cinquenta e dois anos depois, Caetano relata o período mais duro de sua vida e reflete sobre os 54 dias que passou encarcerado.

Em 13 de dezembro de 1968, a ditadura militar brasileira aprovou o Ato Institucional Nº5. O AI-5, como ficou conhecido, marcou o início da fase mais repressiva e violenta do regime. Quatorze dias depois, o cantor e compositor Caetano Veloso foi preso. Ele tinha 26 anos. Caetano foi levado de sua casa em São Paulo por agentes à paisana que se recusaram a lhe dizer por que estava detido. Levado para o Rio de Janeiro, trancado na solitária por uma semana e depois transferido para outras celas, passou pela maior provação de sua vida. Ao todo, ele ficou preso por 54 dias. Cinquenta anos depois, o documentário Narciso em Férias apresenta memórias e reflexões de Caetano sobre o tempo que passou na prisão. Ele pinta um retrato íntimo e detalhado de seus dias na solitária, relembra e executa canções que marcaram o período de seu encarceramento e revisita dolorosos incidentes que viveu ao lado de outros presos, como seu amigo Gilberto Gil, que foi preso no mesmo dia. Caetano também apresenta novas informações produzidas pela ditadura sobre os motivos de sua detenção, expondo a visão do regime sobre ele e lançando luz sobre a brutalidade arbitrária daquela época na história brasileira.

Produzido por Paula Lavigne, em coprodução com VideoFilmes, Narciso em Férias é dirigido por Renato Terra e Ricardo Calil.

O cartaz do documentário é assinado pela designer Claudia Warrak. A imagem de Caetano preso também ilustrará a capa do livro Narciso em Férias, que a Companhia das Letras lançará em outubro de 2020. Originalmente, esse era também o título dado por Caetano ao capítulo sobre a prisão em seu livro Verdade Tropical. Agora, o capítulo será publicado como um livro à parte em Narciso em Férias, acrescido de uma seleção dos documentos da ditadura militar sobre Caetano, descobertos pelo pesquisador Lucas Pedretti.

O título do documentário e do livro foi tirado por Caetano Veloso do romance Este Lado do Paraíso, do escritor norte-americano F. Scott Fitzgerald. Ele se refere ao fato de Caetano ter passado quase dois meses sem se olhar no espelho.

Em 2020, o longa foi selecionado para o 77º Festival de Veneza, na seção oficial Out of Competition.

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Narciso em Férias (2020) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Renato Terra e Ricardo Calil
Roteiro: Renato Terra e Ricardo Calil
Produção: Paula Lavigne e Maria Bruno
Direção de Fotografia: Fernando Young
Montagem: Henrique Alqualo e Jordana Berg
Direção de Arte: Paula Lavigne e Maria Bruno
Som: Valéria Ferro
Musica: Caetano Veloso
Empresas Produtoras: Uns Produções e Filmes | VideoFilmes Produções Artísticas

Brasil | Documentário | 83 min. | 2020

Bibliografia

Livros:

VELOSO, Caetano. Narciso em Férias. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Narciso em Férias. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/narciso-em-ferias/
LABIENNALE CINEMA 2020. Narciso em Férias. Disponível no endereço: https://www.labiennale.org/en/cinema/2020/out-competition/narciso-em-f%C3%A9rias

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

3 comentários sobre “Narciso em Férias (2020)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.