fbpx

Nathalia Timberg

Natália Timberg, em arte também grafada como Nathália Thimberg é uma atriz brasileira nascida no Rio de Janeiro (RJ) no dia 05 de agosto de 1929. Formou-se na Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro. É uma das grandes atrizes brasileiras.

Filha de pai holandês e mãe belga, Nathália, iniciou sua carreira nos anos 1940 no Teatro Universitário, estreando na peça Dama da Noite, de Alessandro Casona.

Integrou também o renomado Teatro Brasileiro de Comédia. Em 1951, muito interessada pela carreira de atriz, ganhou uma bolsa de estudos do consulado francês e foi para Paris, para estudar arte dramática no Education Par Le Jeu Dramatique, onde obtém formação completa de teatro, desenvolvendo técnicas básicas. Permaneceu na França por três anos, estudando com Roger Blin, Jean-Louis Barrault, Etienne Decroux, Jacqueline Levant e Tania Balachova.

De volta ao Brasil, em 1955, integrou a Companhia Dramática Nacional, na peça A Senhora dos Afogados, de Nelson Rodrigues. Em São Paulo participou de O Anjo de Pedra, de Tennessee Williams, e O Pagador de Promessas, de Dias Gomes. Muito respeitada e requisitada para grandes peças, conquista status de estrela. Ainda na década de 50, entrou para o Teatro dos Sete, um dos mais importantes na história cênica do país, ao lado de ícones como Fernanda Montenegro, Fernando Torres, Sérgio Britto, Ítalo Rossi, Zilka Sallaberry e Aldo de Maio.

Estreou no cinema em 1961, no filme América de Noite, mas fez poucos filmes, dando preferência sempre ao teatro e, eventualmente, televisão.

Vai para a televisão, estreando na TV Excelsior, em programa de cinco minutos diários, em que declama Carlos Drummond de Andrade e Manuel Bandeira, entre outros. Logo em seguida vai para a TV Tupi e faz sua primeira novela, O Direito de Nascer, ao lado de Amilton Fernandes e Guy Loup, em 1964, sucesso arrebatador, que a projeta em todo o Brasil.

Em 1964, ganhou o Prêmio Molière por sua atuação na peça Meu Querido Estranho, dirigida por Antonio do Cabo. Em 1970, Nathália e seu marido Sylvan criam o Circo do Povo.

Contratada pela TV Globo, participou de várias novelas de sucesso, quase sempre no papel de antagonista. A Sucessora (1978), como Juliana; O Dono do Mundo (1991), como Constância Eugênia; Celebridade (2004), como Yolanda; JK (2006), como Baronesa; Páginas da Vida (2007), como Hortência; Queridos Amigos (2008), como Ester; e Negócio da China (2009), como Augusta.

Com atuações esporádicas no cinema, sua filmografia conta com cerca de dez títulos como Viagem aos seios de Duília, O Homem que comprou o mundo (1968), Dedé Mamata (1987) um drama sobre a alienação à época do regime militar e que se tornou um marco de grande impacto no cinema nacional da década de 80, Contos de Lygia (1998) e Condenado à liberdade (2000).

Foi casada com Sylvan Paezzo.

Filmografia

2017 :: O Cravo e a Rosa
2013 :: Vendo ou Alugo
2000 :: Condenado à liberdade
1998 :: Contos de Lygia
1987 :: O Rato (CM)
1987 :: Dedé Mamata
1977 :: Fruto Proibido
1968 :: O Homem que comprou o mundo
1965 :: Society em baby-doll
1964 :: Viagem aos seios de Duília
1961 :: América de Noite (América di Notte) (Brasil/Argentina)
1958 :: Ravina (voz)

:: Filmografia como Ela Mesma ::

2021 :: Zimba
2009 :: Flávio Rangel – O Teatro na Palma da Mão

Bibliografia

Livros:

HYGINO, Cacau. Nathália Timberg: Momentos. : MBOOKS, 2014.
MONTENEGRO, Fernanda. (Org.). Fernanda Montenegro: itinerário fotobiográfico. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2018.
SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Nathália Timberg. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/nathalia-timberg/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

4 comentários sobre “Nathalia Timberg

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.