fbpx

Neville D’Almeida – Cronista da Beleza e do Caos (2017)

Sinopse

Por meio de imagens raras de arquivos, entrevistas e um vasto material iconográfico e audiovisual, o documentário busca resgatar o papel do cineasta e artista plástico Neville D’Almeida, da era do Cinema Marginal até o presente, passando por seus grandes sucessos de bilheteria (A Dama do Lotação; As Sete Gatinhas) e seus problemas com a censura durante o regime militar.

Apesar dos inúmeros sucessos e filmes premiados em festivais, Neville não tem projetos selecionados por editais por 20 anos, devido ao que ele chama de ditadura dos editais. Neville também é artista plástico e foi responsável ao lado de Hélio Oiticica pela criação da videoinstalação Cosmococas.

Em 2018, o filme Neville D’Almeida – Cronista da Beleza e do Caos, dirigido por Mario Abbade, foi selecionado para a programação do Festival É Tudo Verdade.

Elenco

Neville D’Almeida
Regina Casé
Lima Duarte
Cacá Diegues

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Neville D’Almeida – Cronista da Beleza e do Caos (2017) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Mario Abbade

Brasil, 2017, 106 min.

Bibliografia

Livros:

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Neville D’Almeida – Cronista da Beleza e do Caos. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/neville-dalmeida-cronista-da-beleza-e-do-caos/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Um comentário em “Neville D’Almeida – Cronista da Beleza e do Caos (2017)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.