fbpx

Newton Cannito

Biografia

Newton Guimarães Cannito, em arte conhecido como Newton Cannito, é um diretor, roteirista e escritor brasileiro nascido no dia 08 de novembro de 1973. É doutor em Cinema e TV pela Escola de Comunicação e Artes da USP. É sócio proprietário da FICs – Fábrica de Ideias Cinemáticas, agência especializada na criação de formatos televisivos e de processos criativos.

Foi roteirista da série Cidade dos Homens e dos longas-metragens Quanto vale ou é por quilo?, de Sergio Bianchi, e Bróder, de Jeferson De. Dirigiu também documentários humorísticos polêmicos e premiados, tais como: Violência S.A. e Jesus no Mundo Maravilha faturando os prêmios de Doctv e o de DocTV Ibero América, respectivamente. Para o cinema, Cannito fez o roteiro do longa O mistério da estrada de Sintra (2006), uma coprodução Brasil-Portugal, dirigido por Jorge Paixão da Costa.

Para televisão, escreveu também a telenovela Poder Paralelo, de Lauro Cesar Muniz. É criador e roteirista chefe do seriado 9mm: São Paulo (Fox), sendo vencedor do Prêmio APCA de Melhor Programa de Teledramaturgia da TV Brasileira.

Durante o governo do presidente Lula, Newton Cannito foi nomeado Secretário da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, tomando posse na noite do dia 07 de junho de 2010, em solenidade oficial na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. Na ocasião, participaram da solenidade o presidente da Ancine, Manoel Rangel, a secretária de Articulação Institucional, Silvana Meireles, o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura, Henilton Menezes, o Presidente da Cinemateca Brasileira, Carlos Magalhães, o então Presidente do Centro Técnico Audiovisual, o saudoso Gustavo Dahl, além de cineastas e dirigentes da época do MinC.

Newton Cannito também é diretor e roteirista de cinema e televisão. É, atualmente, contratado da Rede Globo.

Como escritor, é autor de vários livros, entre eles, as obras de humor “Novos Monstros” (Geração Editorial) e “Confissões de Acompanhantes˜ (Sá Editorial), projeto transmidiático que também resultou em peça e documentários. Escreveu também “Manual de Roteiro – ou Manuel, o primo pobre dos manuais de Cinema e TV” (Conrad Editora) e “A Televisão na Era Digital”. Foi supervisor artístico do Edital FICTV que produziu 3 seriados para a TV Brasil, como “Natalia” e “Vida de Estagiário”.

Filmografia

:: Filmografia como Diretor ::

2006 :: Magal e os Formigas
2014 :: Saúde S.A. (não lançado)
2011 :: Violência S.A.
2007 :: Jesus no Mundo Maravilha

:: Filmografia como Roteirista ::

2006 :: Magal e os Formigas
2014 :: Saúde S.A. (não lançado)
2011 :: Bróder
2011 :: Violência S.A.
2007 :: Cidade dos Homens – O Filme
2006 :: O mistério da estrada de Sintra
2004 :: Quanto vale ou é por quilo?

Livros Publicados

CANNITO, Newton. Choque de Tropicalismo: Cinema e TV. São Paulo: Nversos, 2013
CANNITO. Newton. Novos Monstros na casa das rosas. : , .
CANNITO. Newton. Manual de Roteiro. São Paulo: Editora Conrad, 2004.
CANNITO. Newton. Confissões de Acompanhantes. : , .

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.