fbpx

No meio do rio, entre as árvores (2009)

Sinopse

POSTER No meio do rio entre as arvoresO Documentário é resultado de uma expedição ao Alto Solimões, na Amazônia, que ministrou oficinas de vídeo, circo e fotografia às comunidades ribeirinhas dentro de reservas ambientais. O filme é feito por eles, a partir da tecnologia recém-aprendida, numa visão de dentro para fora, sem intérpretes. Do coração da Amazônia para o mundo, ficamos sabendo como é o cotidiano dessas pessoas que habitam rincões remotos do Brasil. O filme capta imagens de um mundo amplo, de grande beleza, mas em que a exploração econômica predatória deixou marcas.

Observa-se a atual discussão dentro das comunidades em torno dos rumos de um desenvolvimento sustentável, mas que também encontra objeções entre alguns moradores, que acreditam que suas diretrizes são impostas de fora. Ao mesmo tempo, são incorporados trechos das filmagens realizadas pelos próprios habitantes da região com a tecnologia recém-aprendida, oferecendo sua forma pessoal de retratar seus sonhos e desafios diante da especificidade de uma realidade complexa e em constante transformação.

Ficha Técnica

Direção: Jorge Bodanzky
Roteiro: Jorge Bodanzky
Direção de Arte: Marcio Taketomi e Rodolfo Nakakubo
Fotografia: Jorge Pennington
Edição: Rodrigo Menecucci
Distribuição: Raiz Distribuidora

Bibliografia

Internet:

NO MEIO DO RIO – SITE OFICIAL. http://agenciaparla.com.br/nomeiodorio/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.