fbpx

Noitada Primeiro Plano no Corredor Cultural 2010

Pelo segundo ano, o Luzes da Cidade – Grupo de Cinéfilos e Produtores Culturais participa do Corredor Cultural, promovendo a Noitada Primeiro Plano.

No dia 29 de maio, a partir das 23h, o Cinearte Palace abre suas portas para uma maratona de filmes e música. A “Noitada” conta com três filmes nacionais contemporâneos: A Festa da Menina Morta, de Matheus Nachtergaele; Estômago, de Marcos Jorge; e, por último, a animação Wood & Stock: Sexo, Orégano e Rock’n’Roll, de Otto Guerra. Para animar a festa, o Dj Veque vai embalar os intervalos dos filmes com o melhor da música pop mundial.

Seguindo o conceito do Primeiro Plano, os filmes escolhidos são de diretores estreantes em longa-metragem. A Festa da Menina Morta marca a estreia do ator Matheus Nachtergaele. O polêmico filme conta a história de Santinho (Daniel de Oliveira), que ganhou poderes premonitórios após receber um pedaço do vestido de uma menina desaparecida. Durante 20 anos, a população dessa pequena cidade comemora o ocorrido e, nessas festas, o protagonista recebe as revelações da menina.

Estômago é dirigido por Marcos Jorge, conceituado diretor de curtas-metragens, filmes publicitários e vídeo-instalações. Marcos teve seu curta de estreia, O Encontro, exibido na primeira edição do Primeiro Plano. O longa mostra a ascensão e queda de Raimundo Nonato, um cozinheiro com dotes muito especiais. Trata de dois temas universais: comida e poder. Mais especificamente, a comida como meio de adquirir poder. A obra pode ser definida como “uma fábula nada infantil sobre poder, sexo e culinária”.

Transferido das tirinhas de Angeli para a telona por Otto Guerra, Wood & Stock: Sexo, Orégano e Rock’n’Roll mostra Wood, Stock, Lady Jane, Rê Bordosa, Rampal, Nanico e Meiaoito, turma que viveu intensamente o flower power brasileiro. Agora, carecas e barrigudos, enfrentam as dificuldades de um mundo cada vez mais individual e consumista.

A Noitada Primeiro Plano integra o projeto Corredor Cultural, realizado pela Prefeitura Municipal de Juiz de Fora, com diversos eventos pela cidade.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.