fbpx

Norton Nascimento (1962-2007)

Biografia

Norton Nascimento foi um ator brasileiro nascido em Belém (PA) no dia 04 de janeiro de 1962.

Passou parte da infância em São Luis, MA, onde vive dos três aos sete anos. Depois muda-se para a casa dos tios em São PauIo. Desde pequeno, ouve o pai tocar violão e se apaixona por música. Aos quatorze anos já se apresenta em palcos paulistas. Em 1984 cursa Educação Física em Mogi das Cruzes, comanda as festas da faculdade e joga basquete, primeiro no Juventus e depois no Palmeiras. Em 1988 monta sua primeira banda, Bichos na Broa.

Sua primeira oportunidade como ator acontece em 1981, em Os Imigrantes, pela TV Bandeirantes. Em 1989, foi contratado pelo SBT para participar do humorístico A Praça é Nossa. No ano seguinte, na TV Globo, participa das novelas De Corpo e Alma (1992), A Próxima Vítima (1995), A Padroeira (2001) e As Filhas da Mãe (2001), além das minisséries O Fim do Mundo (1996), Chiquinha Gonzaga (1999) e Aquarela do Brasil (2000).

No teatro, brilhou com a peça Samba Valente de Assis.

Estreou no cinema em 1995, em Carlota Joaquina, Princesa do Brazil.

Em 2003, após constatar grave problema cardíaco, submete-se a um transplante do coração em São Paulo. Recuperado, inicia campanha nacional em prol da doação de órgãos e converte-se à igreja Renascer em Cristo e ainda participa da novela Maria Esperança (2007), pelo SBT.

Teve três filhos de seu primeiro casamento. Desde 2002, era casado com Kelly Candia.

Morreu em 21 de dezembro de 2007, aos 44 anos de falência cardíaca e infecção pulmonar.

Filmografia

:: Filmografia como Ator ::

2004 :: Araguaya – A Conspiração do Silêncio
1995 :: Até que a Vida nos Separe
1995 :: Carlota Joaquina, Princesa do Brazil

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Norton Nascimento. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/norton-nascimento/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.