fbpx

Nossa Senhora de Caravaggio – O Filme (2007)

Trecho

Sinopse

Nossa Senhora de Caravaggio tem como ponto de partida a aparição da Virgem Maria, em 1432, à sofrida camponesa Joaneta em Caravaggio, norte da Itália. A missão apostólica da vidente, a palavra pacificadora da Santa levada a regiões conflagradas, e a atuação da camponesa em favor da unificação da Igreja Católica, na ocasião cindida, são referências que dão à história consistência religiosa, humana e, sobretudo, de esperança e luta.

O filme tem como linha central a questão da fé retratada em diversos momentos – em 1432, ano do milagre; em 1875, ocasião em que chegaram os primeiros colonos italianos ao sul do Brasil, e, mais à frente, trazendo a imagem da Virgem de Caravaggio; e também, nos dias atuais, através da história de Angélica, uma mulher que luta para sobreviver diante dos obstáculos que a vida lhe impõe, tais como criar um filho na presença do marido desempregado que se torna alcoólatra e a perda do seu emprego, sempre contando com a fé na Nossa Senhora de Caravaggio.

O filme termina com as comemorações do dia da padroeira, 26 de maio, em Farroupilha, Rio Grande do Sul. No meio da multidão, o elenco principal participa da procissão. Tomadas aéreas mostram a grande concentração de pessoas na praça, em frente à Igreja, num espetáculo de fé e fraternidade.

A proposta do filme foi sublinhar, portanto, a essência da fé e a crença nos dogmas da Igreja como fatores fundamentais à elevação do espírito humano. A fé é posta em diversas épocas como fator de interação e propulsão espiritual, conceitos básicos que conduzem todo o desenrolar do roteiro.

O lançamento do filme ocorreu no dia 25 de maio de 2007, em 10 cidades do Rio Grande do Sul, entre elas, Porto Alegre, Farroupilha e Caxias do Sul.

Elenco

Luciano Szafir … Comes
Cristiana Oliveira …. Angélica
Araci Esteves …. mãe de Angelica
Fernanda Carvalho Leite
Julia Barreto …. Joaneta
Deborah Kalume …. Nossa Senhora
Felipe Kannenberg …. Franchesco
Rodrigo Najar
Sidnei Borba …. Padre Gusmao
Arcângelo Zorzi
Pedro Ruggero Tergolina
Dora Guimarães Pellegrino
Nadir Torus
Bernardo Vitt
Carlos Augusto
Sandra Possani

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Nossa Senhora de Caravaggio – O Filme (2007) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Fábio Barreto
Roteiro: Daniel Tendler e Xavier de Oliveira
Produção: Hilton Kauffmmann e Regina Martins
Produção Executiva: Clélia Bessa
Direção de produção: Fernando Marques e Gina O’Donnell
Direção de Fotografia: Jorge Luiz de Freitas Henrique
Assistente de câmera: Pedro Serrão
Direção de Arte: Adriana Nascimento Borba
Figurino: Ana Maria Nardi
Montagem: Tuco
Música: Orlando Moraes e Ricardo Leão
Empresas Produtoras: HKauffmann | Martins Produções
Empresa Coprodutora: Raccord Produçoes Artisticas
Distribuição: Riofilme

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

2 comentários sobre “Nossa Senhora de Caravaggio – O Filme (2007)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.