fbpx

O Banheiro do Papa (2007)

Sinopse

POSTER O Banheiro do PapaO Banheiro do Papa retrata o impacto da notícia sobre a visita do Papa João Paulo II em Melo, cidade uruguaina próxima à fronteira com o Brasil, onde muitos habitantes vivem de pequenos serviços, como contrabandear produtos de Aceguá, Rio Grande do Sul. Filme de 2007, dirigido por César Charlone e Enrique Fernández, fruto de coprodução Brasil/Uruguai/França.

Baseado em um fato real, o filme retrata o impacto da visita do Papa, em 1988, em uma cidade do Uruguai, Melo, próxima à fronteira com o Brasil, onde muitos habitantes vivem de pequenos serviços, como contrabandear de bicicleta, produtos de consumo comprados em Aceguá, Rio Grande do Sul. A vinda do Papa é anunciada pela imprensa com grande alarde, estimando que milhares de pessoas viriam ao evento. No panorama de dificuldade de emprego e oportunidades, a vinda do Papa é vista pela população de Melo como uma oportunidade de abrandar a pobreza.

Um dos personagens da história é o muambeiro Beto, que vive com a esposa Carmen e Sílvia e a filha, que sonha ser jornalista, num ambiente deplorável. Para a realização do sonho da filha, Carmen guarda todas as suas economias, mas Beto precisa comprar uma motocicleta para melhorar seus negócios de contrabando e vê na construção de um banheiro publico para ser alugado no dia na visita do Papa o que segundo seus cálculos seria a solução de seus problemas. Assim como o personagem Beto, outros habitantes, igualmente pobres, que também investiram além de seus recursos (montaram 480 barracas de cachorro quente e demais salgados) para atender um publico de peregrinos brasileiros inferior a população de barraqueiros da aldeia, os próprios governantes do pais , igualmente decepcionados com o insucesso, teriam investido dinheiro publico , asfaltando as vias de acessos e a própria praça, onde o papa móvel faria a sua derradeira mensagem papal de apenas 15 minutos.

Elenco

César Troncoso …. Beto
Virginia Méndez …. Carmen
Virginia Ruiz …. Silvia
Mario Silva …. Valvulina
Henry de Leon …. Nacente
Jose Arce …. Tica
Nelson Lence …. Meleyo
Rosário dos Santos …. Tereza
Hugo Blandamuro …. Tartamudo

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de O Banheiro do Papa (2007) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: César Charlone e Enrique Fernández
Roteiro: César Charlone e Enrique Fernández
Produção: Andrea Barata Ribeiro, Bel Berlinck, Serge Catoire, Fernando Meirelles e Elena Roux
Produção Executiva: Claudia Büschel e Sandino Saravia Vinay
Assistente de Produção: Renata Alberton
Direção de Fotogradia: César Charlone
Montagem: Gustavo Giani
Casting: Bruno Aldecosea
Production Design: Inés Olmedo
Art Direction: Inés Olmedo
Set Decoration: Omar Alaniz, Daniel Fernandez e Diego Mendez
Costume Design: Alejandra Rosasco
Musica: Gabriel Casacuberta e Luciano Supervielle
Empresas Produtoras: Chaya Films | Laroux-Ciné | O2 Filmes

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

2 comentários sobre “O Banheiro do Papa (2007)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.