fbpx

O Caminho das nuvens (2003)

Sinopse

Romão, o pai, tem um sonho: um emprego que lhe pague mil reais por mês. Rose, a mãe, empresta ao marido analfabeto, porém sonhador, uma confiança total e apaixonada. Antônio, o filho mais velho, busca seu lugar no mundo enquanto descobre os segredos e dificuldades da adolescência em plena estrada. Os outros filhos do casal, com idades entre seis meses e dez anos, se deslocam sem muito entenderem o porquê, mas sem nunca perderem a alegria de viver. A família sai pela estrada em busca de uma vida melhor. Enfrentam fome, calor, cansaço e violência.

O Caminho das Nuvens é baseado na história real de Cícero Ferreira Dias. Caminhoneiro desempregado que, junto com sua mulher e seus 5 filhos, pedala desde Santa Rita, na Paraíba, até Bangu, no Rio de Janeiro, numa arriscada jornada de 3.200 quilômetros.

É o primeiro filme brasileiro produzido pela Miravista, empresa criada pela Buena Vista International para co-produzir filmes na América Latina.

O Caminho das Nuvens é o 8º filme produzido pela Filmes do Equador após a retomada do cinema brasileiro. Os demais foram O Quatrilho (1995), O Que É Isso, Companheiro? (1996), Bela Donna (1997), Uma Aventura do Zico (1998), Bossa Nova (1999), 2000 Nordestes (2000) e A Paixão de Jacobina (2002).

Trata-se da estréia de Vicente Amorim como diretor de filmes de ficção. O Caminho das Nuvens é o 2º filme produzido por Bruno Barreto. O anterior fora Menino do Rio (1981).

As crianças Manoel Sebastião Alves Filho, Felipe Newton Silva Rodrigues, Cícera Cristina Almino de Lima, Cícero Wallyson A. Ferreira e Cícero Wesley A. Ferreira foram escolhidas em testes entre mais de 1.400 candidatos, em testes realizados durante um ano por todo o Brasil.

O filme foi filmado em 8 semanas, em Juazeiro do Norte e arredores e nas cidades de Porto Seguro e do Rio de Janeiro.

Elenco

Wagner Moura …. Romão
Cláudia Abreu …. Rose
Ravi Ramos Lacerda …. Antônio
Sidney Magal …. Panamá
Cláudio Jaborandy (Gideão)
Franciolli Luciano (Callado)
Manoel Sebastião Alves Filho (Rodney)
Felipe Newton Silva Rodrigues (Clevis)
Cícera Cristina Almino de Lima (Suelena)
Cícero Wallyson A. Ferreira (Cícero)
Cícero Wesley A. Ferreira (Cícero)
Carol Castro (Sereia)
Caco Monteiro (Severino)
Laís Corrêa (Jurema)
Fábio Lago (Neguiça)

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de O Caminho das nuvens (2003) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Vicente Amorim
Produção: Bruno Barreto
Empresas Produtoras: Miravista | Filmes do Equador

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

3 comentários sobre “O Caminho das nuvens (2003)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.