fbpx

O Cangaceiro Trapalhão (1983)

Severino Quixadá, pastor de cabras salva Capitão e seu bando de cangaceiros de uma emboscada tramada pelo Tenente Bezerra, seu eterno perseguidor. Capitão escapa levando consigo a caixa misteriosa que retirou do interior do trem assaltado na cidade de Cajarana. Procurando fugir do tiroteio, Severino termina por encontrar-se no acampamento dos cangaceiros, juntamente com Mussum e Zacarias que, aproveitando a confusão, fogem da cadeia de Cajarana e todos se encontram no esconderijo dos cangaceiros, onde Gavião é homem de confiança do chefe. Informado por Maria Bonita da semelhança de Severino consigo, Capitão o batiza de Lamparino e o encarrega de ir à cidade de Água Linda vingar uma desfeita que os cidadãos importantes da cidade fizeram com amigos dele. O cangaceiro Gavião é incumbido de levar Expedita, filha do Capitão, ao encontro do tio em uma fazenda, perto da pedra da galinha choca, onde ficará a salva das emboscadas. A menina Expedita não querendo ficar longe dos seus pais, foge de Gavião e é raptada pelos homens de Ten. Bezerra. Gavião sai à sua procura e encontra Severino/Lamparino seguindo, todos juntos, para Água Linda onde são falsamente recebidos com um banquete no qual tentam envenenar Lamparino, o suposto Capitão. Aninha, sobrinha do Prefeito, desconfiada da cilada e movida por sentimentos humanitários, avisa Lamparino, que consegue sair ileso, todos fugindo da cidade, acompanhados por Aninha. Disfarçados de ciganos em um circo mambembe vão à casa do Ten. Bezerra, resgatam Expedita e seguem à procura da fazenda do irmão de Capitão. Ao atravessarem um rio, em canoas, são atacados por piranhas fazendo com que o grupo se separe. Lamparino/Severino, Aninha e Expedita chegam a caatinga e caminham, cheios de fome e de sede, sertão adentro onde encontram uma misteriosa bruxa que submete Lamparino a uma série de provas das quais sai vencedor. A misteriosa bruxa se transforma, então, em linda fada que lhes indica o caminho da pedra da galinha choca. Neste ínterim, Capitão, sugestionado por pressentimento de Maria Bonita sobre a segurança de Expedita, vai à casa do irmão, preparando em seguida, emboscada para Lamparino, pensando ter este sequestrado sua filha. Encontram-se todos e, esclarecido de que Lamparino não é sequestrador e sim herói, Capitão o recompensa dando-lhe de presente a Caixa Misteriosa que, repentinamente, se abre e Lamparino, Gavião, Zacaria e Mussum se dão muito bem.

Filme dirigido Daniel Filho.

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de O Cangaceiro Trapalhão (1983) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção de Daniel Filho Argumento: Doc Comparato e Aguinaldo Silva Roteiro: Doc Comparato e Aguinaldo Silva Estória baseada na minissérie Lampião e Maria Bonita, produzida pela TV Globo em 1982 Produção executiva: Deo Direção de fotografia: Edgar Moura Montagem: Jayme Justo Trilha musical: Guto Graça Mello Companhia Produtora: Renato Aragão Produções Cinematográficas Distribuidora: Empresa Cinematográfica Haway | U.C.B. – União Cinematográfica Brasileira S.A. Dados adicionais de música: Música de: Rita Lee; Música de: Roberto de Carvalho. Brasil | Comédia | cor | 35mm | 1983

Fontes de Referência

Internet:

CINEMATECA BRASILEIRA. http://www.cinemateca.org.br/

Fontes utilizadas:
CB/Ficha Filmográfica

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

3 comentários sobre “O Cangaceiro Trapalhão (1983)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.