fbpx

O Canto da Raça

Sinopse

Era baseado num poema de Cassiano Ricardo que descrevia a cidade de São Paulo com suas fábricas, suas casas, seus bondes, suas luzes, sua vida enfim; uma moça recitava o poema enquanto as imagens mostravam o que ela esta dizendo. Uma maravilha.

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de O Canto da Raça que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: José Medina
Argumento: José Medina
Roteiro: José Medina
Estória Baseada em poema de Cassiano Ricardo
Produção: José Medina
Direção de fotografia: Gilberto Rossi

Bibliografia

Fontes utilizadas:
MRG/CCP

Fontes consultadas:
CS/FF
JN/Imigrantes – Italianos I, p. 12-7,1987.

Livros:

BALADI, Mauro. Dicionário de Cinema Brasileiro: filmes de longa-metragem produzidos entre 1909 e 2012. São Paulo: Martins Fortes, 2013.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/o-canto-da-raca/

Observações:
MRG/CCP informa que foi “(…) o último filme do Sr. José Medina em 1941 (ou 42, ele não tem certeza) (…) Mas este filme não chegou sequer a ser exibido; Getúlio Vargas mandou a censura apreênde-lo sob a acusação de ‘bairrismo’, e O CANTO DA RAÇA foi queimado. (…) não sobrou nem o negativo, foi tudo queimado.”

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

2 comentários sobre “O Canto da Raça

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.