fbpx

O Crime da Atriz (2007)

Sinopse

Inconformada com o papel reduzido que lhe foi designado pelo diretor, uma atriz tenta ampliar sua participação numa peça teatral e mostrar o seu talento através de uma atuação impulsiva. Em resumo, essa é a essência do filme de curta metragem baseado no conto O crime da atriz Mariskin, do autor russo Arkadi Avertchenkko (1881-1925).

A adaptação dirigida por Elza Cataldo, também responsável pela produção e roteiro do filme, aborda o universo de uma trupe brasileira de teatro no final do século XIX. O Teatro Municipal de Sabará, em Minas Gerais, é a locação dessa comédia interpretada por atores do Grupo Galpão – uma referência de qualidade artística no cenário mineiro e nacional. O elenco é formado por Inês Peixoto, Eduardo Moreira, Fernanda Vianna, Antônio Edson, Rodolfo Vaz, Júlio Maciel, Teuda Bara, Simone Ordones e Beto Franco.

Premiado na 2ª Edição do Programa Filme em Minas, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais e a Cemig, o curta metragem contou com Anderson Faria como produtor associado. A direção de fotografia é de Pedro Farkas e a direção de arte, de Nélio Ribeiro. O figurino é de Sayonara Lopes e a montagem foi feita por Armando Mendz e Felipe Minicucci. O som direto é de Gustavo Campos.

Elenco

Inês Peixoto
Eduardo Moreira
Fernanda Vianna
Antônio Edson
Rodolfo Vaz
Júlio Maciel
Teuda Bara
Simone Ordones

Beto Franco

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de O Crime da Atriz (2007) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Elza Cataldo
Roteiro: Elza Cataldo
Produção: Elza Cataldo
Produtor associado: Anderson Faria
Direção de fotografia: Pedro Farkas
Direção de arte: Nélio Ribeiro
Figurino: Sayonara Lopes
Som direto: Gustavo Campos
Montagem: Armando Mendz e Felipe Minicucci
Empresa Produtora: Persona Filmes

Patrocínio:
Filme em Minas – Cemig – Governo do Estado de Minas Gerais

Apoio:
Prefeitura de Sabará – Kodak – Cinevídeo – Teleimage – Brokólis do Brasil – Atelier da Terra

Incentivo:
Lei Federal de Incentivo à Cultura – Ministério de Cultura – Governo Federal

Ano de Produção: 2007
35 mm / 13 minutos / comédia

Bibliografia

Livros:

ArkadiAvertchenkko. O crime da atriz Mariskin. : , .

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. O Crime da Atriz. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/o-crime-da-atriz/
PERSONA FILMES. O Crime da Atriz. Disponível no endereço: http://www.personafilmes.com.br/personafilmes/o-crime-da-atriz/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.