fbpx

O Dilema Digital 2

Notícia

BANNER O Dilema Digital 2

A Cinemateca Brasileira está realizando uma enquete sobre a preservação de materiais audiovisuais digitais no Brasil.

Esta enquete vem na sequência da tradução brasileira do segundo relatório de The Digital Dilemma, publicado originalmente pela Academia de Artes de Ciências Cinematográficas dos EUA. O relatório original foi publicado em 2007 e editado em português como O Dilema Digital, em 2009, pela Cinemateca Brasileira que, infelizmente, não pôde dar continuidade à edição do segundo volume.

O primeiro relatório foi realizado a partir de informações coletadas junto aos grandes estúdios e arquivos dos EUA, bem como nas áreas médica, de ciências da terra e de supercomputação, e trouxe à tona conclusões alarmantes sobre a falta de garantia de acesso de longo prazo a dados e informações digitais. Para o segundo relatório, foram ouvidas as perspectivas dos cineastas independentes, documentaristas e Arquivos audiovisuais sem fins lucrativos – uma realidade bem mais próxima à existente em nosso país.

FOTO O Dilema Digital 2Assim como na enquete original, nossa intenção é buscar pontos de vista representativos, mas não necessariamente dados precisos ou estatisticamente exatos sobre a questão da preservação de materiais audiovisuais registrados digitalmente. Ainda assim, acreditamos que as informações advindas dessa enquete poderão ser de grande utilidade para a formulação de iniciativas e políticas públicas voltadas à garantia da preservação de longo prazo de nossa memória audiovisual em um mundo cada vez mais digital.

A enquete será feita online, baseada nos mesmos formulários da pesquisa original, e pode ser completada em poucos minutos. Existem duas versões de formulários a serem utilizados de acordo com a área de atuação:

A) Cineastas independentes, definidos livremente como os profissionais de cinema que realizam seus trabalhos sem vínculos com grandes estúdios e empresas produtoras, e

B) Documentarista, cineastas independentes que trabalham em projetos de não-ficção.

(Caso os links acima não funcionem, por favor, copie e cole no seu navegador as URLs listados no pé desta página.)

É importante ressaltar que os resultados serão divulgados sem a identificação dos respondentes. Os dados pessoais solicitados nos formulários serão utilizados apenas na eventualidade de serem necessárias informações adicionais.

Desejando fazer contato, por favor, escreva para: [email protected].

O Portal História do Cinema Brasileiro apoia essa iniciativa!!

=======================================

Em caso de problema para acessar os links de acesso aos formulários da enquete, por favor, copie e cole no seu navegado as URLs abaixo:

Cineastas independentes:
https://docs.google.com/forms/d/1lfdX4MdD4UqUrfsE1pRIyrRUuQUyMHxmCnDzgmnn9O0/viewform?usp=send_form

Documentaristas:
https://docs.google.com/forms/d/1DN-NWGudo1kKwqQUgaPzKDwYhxEyC92MaRsdePDWjqM/viewform?usp=send_form

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.