fbpx

O Filme dos Espíritos (2011)

O Filme dos Espíritos tem roteiro livremente baseado em O Livro dos Espíritos, escrito por Allan Kardec, em 1857. O longa acompanha um homem que, depois de perder a esposa e o emprego, está à beira do suicídio. Mas ele toma contato com a obra de Kardec, mudando os rumos de seu destino.

No elenco, estão: Nelson Xavier, Reinaldo Rodrigues, Etty Fraser, Ênio Gonçalves, Ana Rosa, Alethea Ruas, Sandra Corveloni e participação especial de Luciana Gimenez.

O Filme dos Espíritos é o resultado do Projeto Mundo Maior de Cinema, a idéia sempre foi possibilitar que jovens cineastas, preferencialmente pessoas que tinham tido pouco contato com a doutrina espírita escrevessem e produzissem curtas-metragens que explicassem em formato de ficção trechos de O Livro dos Espíritos. Foi assim que ao longo do projeto recebemos mais de cem roteiros, tendo selecionado oito para a produção. Os sete primeiros selecionados, foram de pessoas que pouco ou nada conheciam de doutrina espírita o que muito nos alegrou já que, ao invés destes jovens terem acesso a recursos que os possibilitassem a produção de peças cinematográficas que exaltassem a decadência humana, o que é muito comum entre jovens cineastas, ao invés disso, através do Projeto Mundo Maior de Cinema eles tiveram condições de filmar belas e poéticas estórias espíritas. Mais o oitavo roteiro selecionado, para nossa surpresa era de um centro espírita, Os Cireneus do Caminho, localizado em Cajazeiras, Paraíba. Os Cireneus já tinha entre suas atividades o Grupo de Teatro Renascer (GTR).

Algumas cenas do longa-metragem O Filme dos Espíritos foram filmadas em um sítio em Araçoiaba e Atibaia, interior de São Paulo; no litoral, nas praias de Picinguaba e da Fazenda, em Ubatuba. O restante foram locações diversas espalhadas pela cidade de São Paulo e Guarulhos.

Elenco

Nelson Xavier
Reinaldo Rodrigues
Etty Fraser
Ênio Gonçalves
Ana Rosa
Alethea Ruas
Sandra Corveloni

Participação especial:
Luciana Gimenez

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de O Filme dos Espíritos (2011) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: André Marouço e Michel Dubret
Produtor de locação: Raphael Bicesto
Empresa Distribuidora: Paris Filmes

Bibliografia

Livros:

O Livro dos Espíritos.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. O Filme dos Espíritos. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/o-filme-dos-espiritos/
MUNDO MAIOR FILMES. Disponível no endereço: http://mundomaiorfilmes.blogspot.com/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

3 comentários sobre “O Filme dos Espíritos (2011)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.