fbpx

O Fio e a Cidade (2001)

Duas paisagens se confrontam através da intercalação de imagens: a cidade e o meio rural.

O núcleo urbano está representado por antigas fotos em preto e branco que documentam o início da formação do núcleo urbano de Juiz de Fora: trabalhadores de fábricas têxteis, cenas de rua, passantes, fachadas de estabelecimentos industriais, a locomotiva e a estação de trem.

O filme O Fio e a Cidade foi dirigido a quatro mãos por Thiago Almeida Júnior e Alexandre Guerreiro, tendo como Produção Executivo Franco Groia. Em seu enredo, o campo é mostrado através de uma figura feminina que se dedica ao antigo ofício da tecelagem por meio do seu instrumento artesanal, o tear. Esta paisagem é vista de uma forma poética e um tanto melancólica.

Os elementos de paisagem rural e os registros fotográficos do meio urbano trilhos descritos são acompanhados de sonoridades e ritmos que pontuam a narrativa e acentuam a contraposição das duas realidades que ao mesmo tempo se interligam. A impessoalidade das fotos urbanas em preto e branco documentais e o retrato de uma família de migrantes que se deslocam do campo com destaque para a mulher artesã, também se colocam em contraponto na narrativa que busca situar os contrastes de universos que se fundem em um dado momento de transformações culturais.

Elenco

Alessandra Visentin
Francisco Caldas
Graça Almeida
Diego Armoa
Felipe Malta
Helena Martins

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de O Fio e a Cidade (2001) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Thiago Almeida Júnior e Alexandre Guerreiro
Roteiro: Thiago Almeida Júnior e Alexandre Guerreiro
Produção: Thiago Almeida Júnior e Alexandre Guerreiro
Produção Executiva: Franco Groia
Assistência de Produção: Renata Correa, Teresa Almeida, Sandro Martins, Wagner Soares
Fotografia: Tiago Scorza
Operador de Câmera: Tiago Scorza
Assistência de Câmera: Paulo Garret
Direção de Arte: Tiago Almeida Júnior
Continuidade: Ana Paula Nunes
Figurino: Graça Almeida
Montagem: Ana Carolina
Som: Giselle Lewicki
Empresas Produtoras: CTAV | UFJF | UFF

Brasil | PB/COR | 7 min. | 16mm | 2001 | MG

Prêmios

2000 :: Melhor Roteiro no 2º Concurso de Roteiros para Curta-Metragens de Juiz de Fora e Zona da Mata/MG.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Um comentário em “O Fio e a Cidade (2001)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.