fbpx

O Homem que Engarrafava Nuvens (2009)

Trailer

Sinopse

Documentário que faz um resgate histórico-cultural de Humberto Teixeira, também conhecido como o Doutor do Baião, um dos compositores mais prolíficos da música popular brasileira e precursor da criação de um dos estilos mais importantes: o Baião. Ele foi responsável por clássicos como Asa Branca, uma das canções mais populares do Brasil. A sua subida ao estrelato nos anos 50 foi meteórica, mas foi eclipsada pelo seu parceiro, Luiz Gonzaga, o ícone que imortalizou suas canções e tornou-as conhecidas na cultura brasileira.

Dirigido por Lírio Ferreira, o premiado diretor de Árido Movie, Cartola e O Baile Perfumado, esse documentário – musical conta a história de Humberto Teixeira, o compositor.

Quando as pessoas pensam em música brasileira, pensam em samba e bossa nova. Entre esses dois ritmos há uma década esquecida. Um período em que um ritmo nordestino foi levado ao sul, tomou o país como um furacão, e logo se espalhou pelo mundo. É o mais excitante e autêntico de todos os sons brasileiros, o Baião.

O filme é não só uma celebração de genialidade poética e musical de Humberto Teixeira, mas também uma jornada de descoberta, do sertão, do baião, da cultura e da história do Brasil.

Elenco

Belchior
Caetano Veloso
Chico Buarque de Hollanda
Denise Dumont
Elba Ramalho
Fagner
Gilberto Gil
Humberto Teixeira
Luiz Gonzaga
Maria Betânia
Otto
Raul Seixas
Sivuca

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de O Homem que Engarrafava Nuvens (2009) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Lírio Ferreira
Produção: Denise Dummont
Roteiro Original: Lírio Ferreira
Direção de Fotografia: Walter Carvalho
Direção de Arte: Gringo Cardia e Fabio Arruda
Efeitos Visuais: Gringo Cardia e Fabio Arruda
Montagem: Mair Tavares e Daniel Garcia
Som Direto: Zezé D’Alice
Edição Sonora: Waldir Xavier
Mixagem: Rodrigo Noronha
Trilha Sonora: Guto Graça Mello
Empresa Produtora: Good Ju-ju
Empresa Distribuidora: Espaço Filmes

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

4 comentários sobre “O Homem que Engarrafava Nuvens (2009)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.