fbpx

O Invasor (2001)

Sinopse

O Invasor narra a história de três amigos – companheiros desde os tempos de faculdade de engenharia – que são sócios em uma construtora há mais de 15 anos. Tudo corre bem até o dia em que um desentendimento na condução dos negócios os coloca em conflito. De um lado, Estevão, o sócio majoritário, que ameaça desfazer a sociedade; de outro, Ivan e Gilberto, que, acuados, resolvem eliminar o sócio, acreditando que poderão conduzir a construtora ao seu estilo após a morte de Estevão. Para isso, contratam Anísio, um matador de aluguel, que executa o serviço.

É o início de uma nova fase para Ivan e Gilberto e também de um pesadelo inesperado: Anísio tem planos de ascensão social e pouco a pouco invade a vida dos dois amigos, confrontando-os com o processo de violência que desencadearam.

Grande sensação no Festival de Brasília – onde conquistou seis prêmios – vencedor da competição latino-americana no Sundance Festival em janeiro último, selecionado para o Festival de Berlim 2002 e uma das estréias nacionais mais aguardadas do ano, O INVASOR, terceiro longa-metragem do paulista Beto Brant (de os Matadores e Ação Entre Amigos), finalmente chega ao circuito comercial no próximo dia 5 de abril (sexta-feira), em salas do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Na sequência, O Invasor ganha lançamento nas cidades de Recife, Salvador, Brasília, Porto Alegre e Belo Horizonte. O filme é a produção de estréia da produtora Drama Filmes, capitaneada por Bianca Villar, Renato Ciasca e Beto Brant.

Com um elenco estelar, encabeçado por Marco Ricca, Alexandre Borges, Malu Mader e Mariana Ximenes, O INVASOR revela o talento dramático supreeendente do músico Paulo Miklos (da banda Titãs). Miklos mereceu no Festival de Brasília o prêmio especial do júri para ator revelação e o prêmio São Saruê de melhor momento do festival, além de dividir o prêmio de melhor trilha sonora com Sabotage, Pavilhão 9, Tolerância Zero e Professor Antena. As outras premiações conquistadas pelo filme em Brasília foram de melhor diretor, Prêmio da Crítica e Prêmio Ministério da Cultura de Aquisição.

Elenco

Marco Ricca – Ivan
Alexandre Borges – Giba
Paulo Miklos – Anísio
Malu Mader – Cláudia
Mariana Ximenes – Marina
Chris Couto – Cecília
George Freire – Estevão
Tanah Correa- Dr. Araújo
Jayme Del Cueto – Norberto
Sabotage – Sabotage

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de O Invasor que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Beto Brant
Empresa Produtora: Drama Filmes

Bibliografia

Fontes de Referência

Livros:

ORICCHIO, Luiz Zanin. Cinema de Novo: um balanço crítico da Retomada. São Paulo: Estação Liberdade, 2003.

Internet:

http://www.cinemateca.org.br/ – Cinemateca Brasileira – Brasil

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

2 comentários sobre “O Invasor (2001)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.