fbpx

O Jardim das Aflições (2017)

Teasers

Teaser 1:

Teaser 2:

Teaser 3:

Sinopse

O percurso biográfico, a rotina e o pensamento do filósofo brasileiro Olavo de Carvalho, esses são os eixos temáticos do documentário de longa-metragem O Jardim das Aflições. O filme retrata o cotidiano do filósofo na sua casa em Colonial Heights, estado da Virgínia (EUA), onde reside atualmente, captando a atmosfera de trabalho intelectual, convívio familiar e, principalmente, o seu pensamento filosófico no que concerne à autonomia da consciência individual em oposição à tirania da coletividade. A contraposição entre a vida cotidiana e a transcendência filosófica é o eixo de sustentação do documentário.

O filme se propõe como um estudo poético sobre o personagem cada vez mais conhecido e estudado no Brasil, com milhares de exemplares vendidos – o bestseller O Mínimo Que Você Precisa Saber Para Não Ser Um Idiota, uma coletânea de artigos escritos entre 1997 e 2013, vendeu mais de 320 mil cópias. Porém, o contato dos brasileiros com Olavo de Carvalho é sempre à distância, através dos seus escritos ou pela internet, já que ele mora atualmente nos Estados Unidos. O filme é dirigido por Josias Teófilo, cineasta pernambucano radicado na Virgínia (EUA), e tem entrevistas de Wagner Carelli, também jornalista e criador das revistas Bravo! e República. A produção é de Matheus Bazzo.

O Jardim das Aflições se diferencia da maior parte da produção cinematográfica brasileira pela forma com que foi viabilizado: sem um centavo de dinheiro público (o que seria incompatível com o pensamento de Olavo de Carvalho, que fez todos os seus livros e cursos de forma independente do Estado), financiado através de uma rede de colaboradores, que são também difusores do projeto. Para isso, a produção dividiu em etapas de financiamento em 3 partes para captação: Pré-produção, Filmagens, Pós-produção.

Com a campanha de crowdfunding, foram arrecadados mais de R$ 315.000,00 com mais de 5.000 colaboradores. A maior arrecadação por crowdfunding para um filme no Brasil.

Elenco

Olavo de Carvalho

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de O Jardim das Aflições (2017) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Josias Teófilo
Produção: Matheus Bazzo

Bibliografia

Livros:

. O Mínimo Que Você Precisa Saber Para Não Ser Um Idiota. : , .

Internet:

O JARDIM DAS AFLIÇÕES – SITE OFICIAL. http://ojardimdasaflicoes.com.br/

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/o-jardim-das-aflicoes/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.