fbpx

O Levante da Bela Cruz

Em 1833, na região de Carrancas, em Minas Gerais, um grupo de escravizados se rebelou contra seus senhores. Liderado por Ventura Mina, o levante deixou entre os mortos dez pessoas da família do Barão de Alfenas, incluindo mulheres e crianças, e dezesseis escravizados. Pouco documentada, a revolta tem indícios da participação de um oponente político do Barão, acusado de incitar o massacre, e influenciou leis que definiram o rumo do país durante o império.

O documentário em longa-metragem é dirigido pela cineasta Elza Cataldo, da Persona Filmes, com direção de fotografia de Marcelo Borja, roteiro de Elza Cataldo, Christiane Tassis e Pilar Fazito, com consultoria de Joel Zito Araújo.

O filme traz entrevistas com especialistas, em especial com Marcos Ferreira de Andrade, pesquisador da UFJF, com descendentes da família Junqueira e com descendentes de escravizados. O documentário registra o processo de criação do retrato do líder Ventura Mina, feito pelo artista plástico Dalton Paula. O retrato ilustra o cartaz do filme. Possui inserções de efeitos de animação, criadas pelo ilustrador Sérgio Luz, como linguagem visual para representar os fatos violentos ocorridos. Maurício Tizumba e Sérgio Pererê fazem participação especial, com performances inspiradas na musicalidade negra. A produção é da Brokolis do Brasil.

A obra audiovisual foi idealizada por Monica Botelho, da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, com patrocínio do Grupo Energisa, através da Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria de Cultura e Turismo do Estado de Minas Gerais.

Elenco

Maurício Tizumba
Sérgio Pererê

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de O Levante da Bela Cruz que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Elza Cataldo
Roteiro: Elza Cataldo, Christiane Tassis e Pilar Fazito
Consultoria: Joel Zito Araújo
Direção de fotografia de Marcelo Borja
Empresas Produtoras: Persona Filmes | Brokolis do Brasil

Brasil | Documentário | cor | 72 min. | 2021

Classificação Indicativa: 16 Anos

Bibliografia

Livros:

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. O Levante da Bela Cruz. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/o-levante-da-bela-cruz/
TRIBUNA DE MINAS. Documentário narra revolta de escravos ocorrida em Carrancas. Disponível no endereço: https://tribunademinas.com.br/noticias/cultura/21-11-2021/o-levante-da-bela-cruz-narra-revolta-de-escravos-em-1833.html. Acesso em: 21 nov. 2021.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.