fbpx

O Menino e o Mundo (2014)

Trailer

Sinopse

POSTER O Menino e o MundoSofrendo com a falta do pai, um menino deixa sua aldeia e descobre um mundo fantástico dominado por máquinas-bichos e estranhos seres alienígenas. Uma inusitada animação, realizada com várias técnicas artísticas, que retrata as questões do mundo moderno pelo olhar de uma criança.

O Menino e o Mundo é o segundo longa-metragem da Filme de Papel, dirigido por Alê Abreu (de Garoto Cósmico, 2008). Participações especiais de Emicida, Naná Vasconcelos, Barbatuques e GEM – Grupo Experimental de Música. Trilha sonora original de Ruben Feffer e Gustavo Kurlat.

O menino e o mundo está entre os cinco indicados ao prêmio de melhor animação do Oscar 2016. Esta é a primeira vez que um filme brasileiro deste gênero é indicado ao prêmio. Vencedor do Festival de Animação de Annecy (França) em 2014, O menino e o mundo irá competir com Divertida mente (Disney), Shaun: O carneiro (Aardman), As memórias de Marnie (Studio Ghibli) e Anomalisa (Paramount). O anúncio foi feito dia 14 de janeiro de 2016, pela Academia de Hollywood. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 28 de fevereiro de 2016.

Em seu perfil no Facebook, o diretor Alê Abreu comemorou a indicação, dizendo que o filme nasceu como um grito sincero, de liberdade, de amor, um grito político, latinoamericano. Mas, sobretudo, um grito contra o sufoco que a grande indústria cria aos potenciais artísticos, poéticos, e de linguagem da animação. E acho que este grito ecoou onde precisava ecoar. Um momento importante onde filmes de animação mais autorais concorrem ao prêmio maior da indústria de cinema.

Para aqueles que consideraram o longa um dos azarões da temporada, Alê também deixou um recado: Somos a zebra do ano, com o maior orgulho de ser zebra, e vamos trabalhar forte para trazer o careca dourado para o Brasil! Vitória! ‘Airgela’! (música-tema do filme) Viva a animação brasileira!.

Elenco

Vinícius Garcia …. Menino
Lu Horta …. Mãe
Marco Aurélio Campos …. Pai

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de O Menino e o Mundo (2014) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Alê Abreu
Roteiro: Alê Abreu
Coordenação Artística: Priscilla Kellen
Produção Executiva: Tita Tessler e Fernanda Carvalho
Música: Ruben Feffer e Gustavo Kurlat
Participações especiais: Emicida, Naná Vasconcelos, Barbatuques e GEM – Grupo Experimental de Música
Empresa Produtora: Filme de Papel
Distribuição: Espaço Filmes | Elo Company
Patrocínio: Petrobras | BNDES | Sabesp | Finep | FSA
Apoio: Cinema Paulista 2010 – ProAc – Governo do Estado de São Paulo | Ancine

Gênero: Animação
Lançamento: 17/01/2014

Bibliografia

Internet:

FACEBOOK. https://www.facebook.com/O-Menino-e-o-Mundo-124747370946197/

FILME DE PAPEL – CANAL YOUTUBE. https://www.youtube.com/user/e1etrico

O MENINO E O MUNDO – BLOG OFICIAL. http://omeninoeomundo.blogspot.com.br/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.