fbpx

O mundo aclama o Brasil (1956)

Sinopse

FOTO O mundo aclama o BrasilEm janeiro de 1956, o Presidente Juscelino Kubitschek, pouco antes de tomar posse, fez uma viagem aos Estados Unidos e a nove países da Europa, o que não era muito comum naquela época. Essa viagem, com uma descrição detalhada de cada etapa, é o que mostra o documentário institucional feito por Jean Manzon, cujo título O mundo aclama o Brasil, deixa entrever um delicioso provincianismo. Entre outras coisas, o texto do vídeo diz que os jornais de todos os países visitados noticiaram a chegada de JK como principal manchete.

Pode-se dizer que o filme tem trechos reveladores. Eram muitos os interesses comerciais da viagem de Juscelino mencionados pelo documentário, como a intenção de importar know-how da Inglaterra para fazer usinas nucleares. E da Alemanha, para ampliar as siderúrgicas. Ele também quer obter, junto à França, tecnologia para escavar o metrô do Rio. Dá para perceber que Juscelino Kubitschek já pensava em fazer o Brasil crescer 50 anos em 5.

No filme, fala-se em expandir a malha ferroviária nacional. Mas sabe-se que, com o fomento da indústria automobilística, os trens saíram dos trilhos e foram aposentados. Hoje, o que tem no País são cidades atulhadas de automóveis, e o Brasil batendo recordes de mortes nas estradas.

Ficha Técnica

Produção: Jean Manzon

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.