O Mundo Mágico dos Trapalhões (1981)
A trajetória do grupo Os Trapalhões, trabalha com dois níveis de linguagem: uma dirigida à criançada e a outra, um ensaio crítico e poético que investiga o sucesso dos comediantes; foram utilizados cenas de vários filmes do quarteto, taipes da TV Record e TV Tupi sobre a carreira isolada dos comediantes, assédio dos fãs, racismo em relação ao negro no grupo, empreendimento rentável, viagem para Hollywood e a dificuldade com técnicos estrangeiros, a importância do grupo que visa alegrar um povo sofrido…
Filme documentário de Sílvio Tendler.
Renato Aragão
Dedé Santana
Mussum
Zacarias
Participação especial:
Veloso, Caetano
Fernandes, Millôr
Ávila, Roberto D’
Angel, Hildegard
Horta, Beatriz
Pereira, Carmen
Furtado, Rita
Moreno
Locução: Anísio, Chico
Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.
Veja logo abaixo a equipe técnica de O Mundo Mágico dos Trapalhões (1981) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:
Direção: Sílvio Tendler
Argumento: Aragão Neto, Paulo
Roteirista: Sílvio Tendler; Bojunga, Claudio
Produção: Pijnappel, Paulo Fernando
Produção executiva: Aragão Neto, Paulo
Direção de fotografia: Duarte, Fernando
Técnico de som: Maciel, Cristiano
Montagem: Francisco Sérgio Moreira
Direção de arte: Parkinson, Yuka; Cardoso, José
Música de: Menezes, José;
Companhias Distribuidoras: U.C.B. – União Cinematográfica Brasileira S.A. | Cinematográfica Haway | Embrafilme – Empresa Brasileira de Filmes S.A.
Companhia Produtora: Renato Aragão Produções Artísticas Ltda.
Livros:
BROOKEY, Marcia Paterman. História e Utopia: o cinema de Silvio Tendler. Rio de Janeiro: Multifoco, 2010.
TENDLER, Silvio. Quatro baianos porretas: Castro Alves, Milton Santos, Glauber Rocha e Carlos Marighella. Rio de Janeiro: Editora Garamond/ Editora PUC-Rio, 2011.
Um comentário em “O Mundo Mágico dos Trapalhões (1981)”