fbpx

O nome da morte (2017)

Trailer

Sinopse

Matar ou não matar, eis a questão. Sobre a vida – e as mortes – de Júlio Santana, um pistoleiro responsável por 492 assassinatos em todo o país. Homem cristão e caridoso, bom filho e bom pai de família, Júlio é atormentado por sua consciência a cada disparo. Mas em um mundo cruel e sem lei, onde cada vida tem seu preço, o respeito pela vida é um luxo que ele não consegue se permitir.

O filme é livremente inspirado no livro homônimo do jornalista Klester Cavalcanti, que conta a história real de Júlio Santana, um matador de aluguel que confessou ter assassinado 492 pessoas. Os crimes foram cometidos ao longo de mais de vinte anos de pistolagem e ele passou apenas uma única noite preso. A maior parte do tempo, Santana escondeu a vida de pistoleiro da mulher e do filho. Com roteiro assinado por George Moura (o mesmo dos filmes Redemoinho, Getúlio e Linha de Passe) e por Henrique Goldman, a adaptação cinematográfica revela a ambiguidade da trajetória de Santana, um jovem de uma família pobre e religiosa, que se tornou um matador frio e ao mesmo tempo dedicado e carinhoso com a família.

O Nome da Morte é uma produção da TvZERO, em coprodução com a Globo Filmes e Telecine, patrocinado pela Riofilme, com distribuição da Imagem Filmes. A fotografia assinada por Azul Serra contrapõe a beleza do Parque Nacional do Jalapão e o mundo violento e inquietante da pistolagem em Palmas, Tocantins. A música foi composta pelo britânico Brian Eno.

Elenco

Marco Pigossi …. Julio Santana
Fabíula Nascimento …. Maria
André Mattos …. Cícero
Matheus Nachtergaele …. Luciano
Tony Tornado …. Genézio
Augusto Madeira …. Adilson
Martha Nowill …. Alzimara

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de O nome da morte (2017) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Henrique Goldman
Roteiro: Henrique Goldman e George Moura
Baseado no livro O nome da morte, de Klester Cavalcanti
Assistência de Direção: Marcela Lordy
Produção: Roberto Berliner e Rodrigo Letier
Produtor Associado: Fernando Meirelles
Produtor Executivo: Rodrigo Letier e Leo Ribeiro
Direção de Produção: Henrique Castelo Branco e Ricardo Karam
Diretor de Fotografia: Azul Serra
Direção de Arte: Tiago Marques Teixeira
Figurinista: Valéria Stefani
Maquiagem: Auri Alex
Montagem: Lívia Serpa
Som Direto: Cristiano Maciel
Desenho de Som: Ricardo Cutz
Mixagem: Ricardo Cutz
Trilha Sonora Original: Brian Eno
Produção de Elenco: Renata Kalman
Produtor de Finalização: Anna Julia Werneck
Coordenação de Pós-produção: Anna Julia Werneck
Empresa Produtora: TvZero
Coprodução: Globo Filmes | Telecine
Distribuição: Imagem Filmes
Patrocínio: Riofilme
Apoio e Investimento: BRDE | Fundo Setorial do Audiovisual | ANCINE

Bibliografia

Livros:

CAVALCANTIN, Klester. O nome da morte. São Paulo: Planeta do Brasil, 2006.

Internet:

GLOBO FILMES. O nome da morte. Disponível no endereço: http://globofilmes.globo.com/filme/o-nome-da-morte/
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. O nome da morte. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/o-nome-da-morte/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]