fbpx

O Paciente (2018)

Trailer

Sinopse

A eleição indireta de Tancredo Neves para a presidência em janeiro de 1985 devolvera aos brasileiros a esperança na redemocratização após 20 anos de ditadura e a frustração pela derrota na campanha das Diretas Já. O hábil político mineiro era, naquele momento, o fiador de um ainda frágil e incipiente processo de transição dos militares que deixavam o poder. Por isso, o comprometimento de sua saúde na véspera da posse causou enorme comoção no país e foi cercado de mistérios e suspeitas, assim como ocorrera diante das surpreendentes mortes de João Goulart e Juscelino Kubitschek.

O Paciente, que acaba de ser filmado e deverá chegar aos cinemas este ano, resgata o turbulento último mês de vida de Tancredo Neves e chama a atenção para os graves erros médicos que teriam sido cometidos no caso.

O Tancredo é internado com diagnóstico de apendicite. Foi o primeiro equívoco. Na cirurgia, descobrem que não havia apendicite. Ele tinha um tumor, na verdade, mas houve um consenso entre família, políticos e médicos de que não se poderia revelar isso pois entenderiam como um câncer, embora fosse benigno. Então, começou uma onda de desinformação e boatos enorme. No final das contas, a tragédia da morte dele foi tão grande que não se discutiu mais as causas dela. O filme, que não é uma biografia, procura resgatar os fatos, explica o diretor Sérgio Rezende, consagrado por filmes como O Homem da Capa Preta, Lamarca, Guerra de Canudos e Salve Geral.

Com o veterano Othon Bastos no papel do presidente eleito, o thriller médico-histórico é baseado no livro homônimo de 2010 no qual o historiador Luiz Mir disseca o caso a partir de uma pesquisa minuciosa dos prontuários médicos, bem como dos depoimentos de 42 pessoas que acompanharam tudo de perto. O autor cita, entre outros, a sutura mal feita na primeira das várias cirurgias a que foi submetido no período, que teria causado uma grande hemorragia interna, bem como a transferência temerária de Tancredo de Brasília para São Paulo. Tudo isso em meio a demonstrações de vaidade dos profissionais. Segundo Rezende, o relato do livro, escrito após 24 anos de pesquisa, nunca foi contestado: Segundo os biógrafos, as últimas palavras de Tancredo antes de ser entubado e sedado foram: ‘Eu não merecia isso’.

O elenco conta ainda com Paulo Betti, Otávio Muller, Leonardo Medeiros, Emilio Dantas, Esther Góes e Lucas Drummond nos papeis dos médicos Henrique Pinotti, Renault Ribeiro, Francisco Pinheiro Rocha, do porta-voz da presidência e ex-governador Antônio Britto, de Risoleta Neves e do então jovem Aécio Neves, secretário e neto de Tancredo. Britto e Aécio são os únicos políticos interpretados. Os demais aparecem apenas em imagens de arquivo. O roteiro é assinado por Gustavo Lipsztein e a produção, por Mariza Leão.

Elenco

Othon Bastos …. Tancredo Neves
Esther Góes …. Risoleta Neves
Leonardo Medeiros …. Dr. Pinheiro Rocha
Paulo Betti …. Dr. Pinotti
Otávio Muller …. Dr. Renault
Emilio Dantas …. Antonio Britto
Mário Hermeto …. Tancredo Augusto
Lucas Drummond …. Aécio Neves
Luciana Braga …. Inês Maria Neves
Priscila Steinman …. Luisa
Eucir de Souza …. Dr. Freire
Leonardo Franco …. Dr. Gilberto Assis
Pedro Brício …. Patologista

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de O Paciente (2018) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Sérgio Rezende
Roteiro: Gustavo Lipsztein
Produção: Mariza Leão
Produção Associada: Tiago Rezende
Produção Executiva: Tathiana Mourão
Direção de Produção: Barbara Isabella
Produção de Elenco: Marcela Altberg
Direção de Arte: Marcos Flaksman
Figurino: Kika Lopes
Maquiagem: Adriano Manques
Técnico de Som: Felipe Machado
Montagem: Maria Rezende
Trilha Sonora: David Tygel
Finalização: Thiago Pimentel
Empresa Produtora: Morena Filmes
Coprodução: Globo Filmes
Distribuição: Paris Filmes | Downtown Filmes

Bibliografia

Livros:

MIR, Luiz. O Paciente: o Caso Tancredo Neves. : , .

Internet:

GLOBO FILMES. O Paciente. Disponível no endereço: http://globofilmes.globo.com/noticia/o-paciente-filme/
METRÓPOLES. Com Othon Bastos, “O Paciente” reconstitui agonia de Tancredo Neves.
Disponível no endereço: https://www.metropoles.com/entretenimento/cinema/com-othon-bastos-o-paciente-reconstitui-agonia-de-tancredo-neves

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

4 comentários sobre “O Paciente (2018)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.