fbpx

O Preço da Paz (2002)

Sinopse

Primeiro filme de longa-metragem de Paulo Morelli, O Preço da Paz conta com o ator curitibano Herson Capri no papel principal, mais a presença de Lima Duarte, Giulia Gam, Camila Pitanga, Danton Mello e José de Abreu.

O filme conta como aconteceu a Revolução Federalista. Um golpe do Presidente Floriano fecha e logo em seguida reabre o Congresso Nacional, para colocar a mesa de decisões um grupo de correligionarios que rezavam pela sua cartilha.

No sul do país, inconformados, um grupo de idealistas revolucionários, os Maragatos se insurgem e avançam para o Rio de Janeiro. O intuito: se juntar às tropas do Almirante Saldanha para, juntos, deporem o Presidente. Mostra ainda a história do Barão do Serro Azul (Herson Capri) na tentativa de comprar a paz, pagando para que os maragatos não atacassem Curitiba.

Entre as curiosidades da produção, foi o filme ter sido inteiramente rodado no Paraná (em seis cidades do estado), sendo necessário construir aproximadamente 37 sets de filmagens e utilizar mais de 1300 figurantes.

A inspirada e bem cuidada trilha sonora de O Preço da Paz foi composta especialmente por Jaime Zenamon e foi executada pela Orquestra Sinfônica de Berlim para a gravação do score original do filme.

Elenco

Herson Capri (Barão)
Giulia Gam (Baronesa)
Camila Pitanga (Anésia)
Danton Mello (Daniel)
José de Abreu (Cezário)
Lima Duarte (Gumercindo)

Ficha Técnica

Direção: Paulo Morelli
Roteiro: Walter Negrão
Produção: Maurício Appel
Música: Jaime Zenamon
Direção de Fotografia: Luís Branquinho
Direção de Arte: Daniel Marques
Montagem: Paulo Morelli

Prêmios

:: Kikito de Ouro de Melhor Edição, no Festival de Cinema de Gramado.
:: Kikito de Ouro de Melhor Direção de Arte, no Festival de Cinema de Gramado.
:: Prêmio do Júri Popular, no Festival de Cinema de Gramado.

Bibliografia

Fontes de Referência




História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

2 comentários sobre “O Preço da Paz (2002)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.