fbpx

O Quinze (2004)

Sinopse

1915, sertão central do Ceará. Uma grande seca dizimou boa parte da população local. A jovem professora Conceição (Karina Barum), que trabalha em Fortaleza, passa as férias na fazenda de sua avó, Mãe Inácia (Maria Fernanda Meirelles), no município de Quixadá. Lá ela convive com os problemas da seca, além de se envolver com seu primo Vicente (Juan Alba). Ele é fazendeiro e está apaixonado pela prima, mas no momento concentra sua atenção no combate a uma praga de carrapatos e em salvar o gado da fome. No município também vive Chico Bento (Jurandir Oliveira), que trabalha como vaqueiro na fazenda de Dona Marocas. Quando recebe ordem de se retirar do local, Chico negocia com Vicente sua pequena criação em troca de uma burra velha e uma quantia em dinheiro. Ele então parte com sua família rumo a Fortaleza, enfrentando as dificuldades do percurso.

Baseado na obra homônima de Rachel de Queiroz.

Elenco

Karina Barum …. Conceição
Juan Alba …. Vicente
Jurandir Oliveira …. Chico Bento
Soia Lira …. Cordolina

Participação Especial:
Maria Fernanda Meirelles …. Mãe Inácia

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de O Quinze (2004) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Jurandir de Oliveira
Roteiro: Jurandir de Oliveira
Baseado na obra homônima de Rachel de Queiroz
Produção: Letícia Menescal
Diretor de fotografia: Luís Abramo
Assistente de câmera: Alexandre Ramos
Diretor de Arte: Jurandir de Oliveira
Engenheiro de som: Chico Borôro
Colorista: Fabio Souza
Trilha Sonora: Roberto Menescal
Empresa Produtora: Menescal Produções

Bibliografia

Livros:

QUEIROZ, Raquel de. O Quinze. : José Olympio, 2016.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. O Quinze. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/o-quinze/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.