fbpx

O Segredo das Asas (1945)

Trailer

Sinopse

Oficial da FAB faz pouso forçado no pasto de uma roça e chega até uma casa, onde é recebido por Maria, uma rendeira paralítica. Sem um telefone para que pudesse comunicar o acidente à Escola de Aeronáutica, o oficial conta à moça sobre a criação, localização e funcionamento da Escola, bem como sobre o processo de seleção e formação dos oficiais aviadores do Ministério da Aeronáutica. O que inclui o primeiro voo à pilotagem de aviões de guerra, voos sobre o Rio de Janeiro e a solenidade de formatura com a revista da tropa pelo próprio Presidente Getúlio Vargas. Manchetes de jornal documentam a entrada do Brasil na II Guerra Mundial. O oficial se despede da moça e a Bandeira Nacional tremula ao som do Hino da FAB.

Elenco

Mattos, Lydia (Maria)
Sarmento, Lygia (Tia Antoninha)
Guimarães, Celso (aviador)
Vargas, Getúlio

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de O Segredo das Asas (1945) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Humberto Mauro
Roteiro: Humberto Mauro
Estória Baseada em poema de Maria Eugênia Celso
Produção: Pedro Gouveia Filho
Direção de fotografia: Humberto Mauro e Manoel P. Ribeiro
Sonografia: Chaves, Iracy
Montagem: Collaço, Matheus
Cenografia: Melo, Rui
Música: Braga, Francisco
Companhia Produtora: INCE – Instituto Nacional de Cinema Educativo
Companhias Distribuidoras: INCE – Instituto Nacional de Cinema Educativo | Cooperativa Cinematográfica Brasileira

Dados adicionais de música
Conjuntos e bandas: Cadetes e Banda da FAB

Locação: Escola de Aeronáutica, Campo dos Afonsos, Rio de Janeiro – DF

Bibliografia

Fontes utilizadas:
CB/Transcrição de letreiros-Cat
CENS/DOU
JIMS/OESP I
CS/FF
AV/HM
FSN/MCB
CRRS/INCE
ACPJ/I
A Scena Muda, 16.11.1943
CB/Documentação Diversa, APL-R/361, Separata da “Revista do Serviço Público”, ano VII, vol.1, n.3, DASP, março de 1944, pp. 15 e 16.
INCE/CFD

Fontes consultadas:
Funarte/Catálogo

Livros:

Internet:

Força Aérea Brasileira, disponível em http://www.fab.mil.br, acesso em 10.09.2009.
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. O Segredo das Asas. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/o-segredo-das-asas/
Universidade da Força Aérea, disponível em http://www.unifa.aer.mil.br, acesso em 10.09.2009.

Observações:
Os créditos do filme não detalham funções, anotando somente “direção artística e execução técnica do INCE”.
Filme exibido em circuito comercial antes do registro no livro de tombo do INCE e na Censura.
CB/Lista INCE indica a duração de 47 minutos e 28 segundos. Entretanto, trata-se da duração de um material incompleto, já que falta a apresentação do INCE. A sinopse consiste na análise desse material.
CRRS/INCE indica o registro no livro de tombo do INCE dos negativos de imagem e som e de 1 cópia, em 13.06.1945, e aponta a aprovação na Censura sob o gênero “drama”.
Fotos: A Scena Muda, 16.11.1943.
Em 1957, o Campo dos Afonsos passou a denominar-se Base Aérea dos Afonsos, Rio de Janeiro – DF. Em 1971, a Escola de Aeronáutica foi transferida para a cidade de Pirassunga, SP, com o nome de AFA – Academia da Força Aérea. Nas suas antigas instalações, funciona desde 1983 a UNIFA – Universidade da Força Aérea.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.