fbpx

O Terceiro Milênio

De Manaus, pelo Solimões, Javari e Iça até Coari, Tefé e Tabatinga, através das terras do povo Maiuruna e das aldeias da Nação Ticuna, uma viagem pelos confins do tempo presente.

Agosto de 1980: Evandro Carreira, senador da República, pelo Estado do Amazonas, percorre suas bases eleitorais, conduzindo o espectador por uma viagem absolutamente inédita. O filme segue passo a passo a viagem de um político inflamado que se diz defensor de uma Amazônia ainda desconhecida.

Numa região indecisa entre o Peru, a Colômbia e o Brasil, os cineastas registram o contato do Senador sem tentar interferir na realidade que se apresenta. O contraste entre a beleza da selva e a miséria dos índios, a desconfiança dos líderes da região quanto a bondade de Carreira e os relatos de corrupção da FUNAI estão presentes neste filme sob a ótica do cinema verdade.

Direção: Jorge Bodanzky e Wolf Gauer
Produção: Stopfilm ZDF

Brasil | 16mm/cor | 95 min. | 1981

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.