fbpx

O Traidor (2019)

Sinopse

Tommaso Buscetta, mafioso que se exilou no Brasil tentando deixar a vida de crimes, é preso e mandado de volta para Itália. Durante o processo que se segue, ele, sentindo que a máfia abandonou os princípios sobre as quais foi fundada, faz um acordo com o Estado para depor contra seus ex-colegas. Vamos aos poucos conhecendo as amizades e inimizades que trouxeram a situação até este ponto, enquanto Tommaso revê aqueles com quem um dia se associou.​

O Traidor é uma cinebiografia de Tommaso Buscetta, o primeiro chefe de alto escalão da máfia a se transformar em informante no caso Cosa Nostra em um ato de traição heroica, e é estrelado por Pierfrancesco Favino e Maria Fernanda Cândido. A distribuição no Brasil será feita pela Fênix Filmes e Pandora Filmes.

Com roteiro de Marco Bellocchio, Bibbiana Santella, Ludovica Rampoldi e Francesco Piccolo, a intrigante história italiana mostra a perseguição de Buschetta pela Família Corleonni, seu exílio no Rio de Janeiro e o emocionante julgamento (Maxiprocesso) onde pela primeira vez foi revelado publicamente o funcionamento interno da Cosa Nostra.

Longa-metragem filmado 8 semanas na Itália, 2 na Alemanha e 2 Brasil, conta com paisagens da cidade do Rio de Janeiro em seu roteiro. Dirigido pelo cineasta italiano Marco Bellocchio, é uma coprodução Itália-Brasil-Alemanha-França, uma produção IBC Movie, Kavac Film em coprodução com Rai Cinema (Itália), Gullane em coprodução com Telecine (Brasil), Match Factory Productions (Alemanha) e AD Vitam (França).

Coproduzido no Brasil pela Gullane, o filme foi o grande vencedor dos Prêmios David di Donatello, o Oscar do cinema italiano! A obra venceu em 6 categorias: Melhor Filme, Diretor (Marco Bellocchio), Ator (Pierfrancesco Favino), Roteiro Original (Bellocchio e colaboradores), Ator Coadjuvante (Luigi Lo Cascio) e Montagem (Francesca Calvelli).

Elenco

Pierfrancesco Favino …. Tommaso Buscetta
Maria Fernanda Cândido

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de O Traidor (2019) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Marco Bellocchio
Roteiro: Marco Bellocchio, Bibbiana Santella, Ludovica Rampaoldi e Francesco Piccolo
Produção: GIUSEPPE CHASCHETTO, SIMONE GATOONI, Fabiano Gullane, Caio Gullane, MICHAEL WEBER, VIOLA FÜGEN e ALEXANDRA HENOCHSBERG
Direção de Fotografia: VLADAN RODOVIC
Montagem: MARIA FRANCESCA CALVELLI
Música: NICOLA PIOVANI
Empresas Produtoras: IBC Movie | Kavac Film | Rai Cinema (Itália) | Gullane (Brasil)
Coprodução: Telecine (Brasil), Match Factory Productions (Alemanha) | AD Vitam (França)
Distribuição: Fênix Filmes | Pandora Filmes

Itália / Brasil / França / Alemanha | Ficção | Cor | DCP | 152 min. | 2019

Bibliografia

Livros:

Internet:

FESTIVAL DO RIO 2019. O Traidor. Disponível no endereço: http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/il-traditore
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. O Traidor (2019). Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/o-traidor/
NASCIMENTO, Lucas. In: OBSERVATÓRIO DO CINEMA. O Traidor | Encerram as filmagens no Brasil do novo filme de Marco Bellocchio. Disponível no endereço: https://observatoriodocinema.bol.uol.com.br/filmes/2018/12/o-traidor-encerram-as-filmagens-no-brasil-do-novo-filme-de-marco-bellocchio. Acesso em: 26 de dezembro de 2018.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.