fbpx

O Veneno da Madrugada (2006)

Sinopse

A trama se passa em um único dia, em uma cidade onde não pára de chover, ilhada por estradas intransponíveis, pela guerrilha e pelo ódio do prefeito, representado no filme pelo ator Leonardo Medeiros (Lavoura Arcaica). O elenco conta também com Fábio Sabag (A Ópera do Malandro), Tonico Pereira (Memórias do Cárcere) e com a atriz portuguesa Maria João.

Esta não é a primeira adaptação para o cinema de uma obra de García Márquez feita por Ruy Guerra. O diretor de origem moçambicana já levou para as telas A Bela Palomera (1988) e Erêndida (1983).

Veneno da Madrugada é baseado em livro homônimo de Gabriel Garcia Marquez (La Mala Hora, título da primeira edição). É a terceira adaptação de Ruy Guerra para o cinema de um livro de Gabriel Garcia Marquez. O cenário ideal para o filme, Ruy encontrou na cidade de Goiás, antiga capital do Estado, que por sua conservação hoje é tombada pela Unesco e mantém as características das cidades dos séculos 17 e 18. Outra locação foi na cidade de Aruanã-GO.

Se nepotismo no cinema fosse crime, a produção com certeza teria problemas: Ruy trouxe suas duas filhas, Janaina Diniz Guerra (filha de Leila Diniz) e Dandara Ohana Guerra (filha de Cláudia Ohana) para trabalharem como assistentes de direção e montagem, respectivamente. Walter Carvalho também contou com seu filho Lula Carvalho como assistente.

Em um povoado perdido em algum lugar da América do Sul, a chuva constante e a lama fazem parte do cotidiano de seus habitantes, com suas vidinhas insípidas e sem perspectivas. As construções senhoriais decadentes revelam uma expectativa de progresso que não se realizou em um passado remoto.

Essa estagnação sofre um abalo quando bilhetes anônimos espalhados pela cidade denunciam traições amorosas e políticas, assassinatos, segredos de famílias envolvendo filhos bastardos e romances escusos.

Todos se sentem atingidos e ameaçados, dos cidadãos mais eminentes aos mais humildes. Todos parecem ter algo a esconder e a revelar. Qualquer habitante pode ter sido o autor dos bilhetes, ou a próxima vítima.

Depois de anos de dissimulação, é chegado o dia do acerto de contas. Ao longo de 24 horas, paixões ocultas são reveladas, a violência eclode, a hipocrisia é desmascarada. Em confrontos políticos, familiares e amorosos, e vinganças longamente planejadas, a verdade é finalmente revelada. Mas a verdade pode ser aquilo em que se acredita.

Do rico universo imaginário de Gabriel Garcia Marquez, os personagens de O Veneno da Madrugada vivem situações limite na fronteira do amor e do ódio, da vida e da morte, do banal e do extraordinário, da verdade e de suas muitas possibilidades.

Elenco

Leonardo Medeiros
Juliana Carneiro
Fábio Sabag
Zózimo Bulbul
Jean Pierre Noher
Rejane Arruda
Luah Galvão
Nílton Bicudo
Danielle Barros
Maria João Bastos
Amir Haddad
Emílio de Melo
Murilo Grossi
Rui Resende
Antônio Melo
Fernando Alves Pinho
Luís Luque
Mário Paulucci
Chico Tenreiro
Rui Polonah
Tonico Pereira
Fabiano Costa

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de O Veneno da Madrugada (2006) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Ruy Guerra
Roteiro: Ruy Guerra e Tairone Feitosa
Baseado em livro homônimo do Prêmio Nobel de Literatura Gabriel Garcia Marquez
Produção: Joaquim Vaz de Carvalho e Bruno Stroppiana
Direção de Fotografia: Walter Carvalho
Direção de Arte: Marcos Flaksman
Preparadora de elenco: Rosa Fernandes
Assistente de direção: Janaína Diniz
Distribuição internacional: United International Pictures Arca Difusa

Bibliografia

Livros:

MARQUEZ, Gabriel Garcia. O Veneno da Madrugada. : , .

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. O Veneno da Madrugada. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/o-veneno-da-madrugada/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

4 comentários sobre “O Veneno da Madrugada (2006)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.